Grupo OSJ São José Marello Apostolado Educacional

Curso de Psicomotricidade Funcional

Sobre o Curso

Faça sua Inscrição!
  • Carga Horária: 360h
  • Duração: 18 meses
  • Período: • Sábado 8h às 16h40
    • Seg e Qua - 19h às 21h50
    • Ter e Qui 19h às 21h50
  • Unidades: Portão

A Psicomotricidade, como forma de intervenção de mediação corporal, constitui um recurso pedagógico e terapêutico em situações onde a capacidade de adaptação está comprometida, considerando que as potencialidades motoras, emocionais, mentais do indivíduo estão em constante interação e integração. Esta ciência, como amplo campo de intervenção, privilegia experiências corporais com incidência corporal, relacional e cognitiva.

Segundo a ABP ( Associação Brasileira de Psicomotricidade) é  “uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas,afetivas e orgânicas”. (S.B.P.1999).                        

Trabalhar com atividades psicomotoras como instrumento de aprendizagem garante um ser humano com desenvolvimento  bio-psico-social pleno. A Psicomotricidade tem sido aplicada no contexto das perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem de forma educativa e preventiva como também terapêutica nas diversas faixas etárias.Ela abrange indivíduos com dificuldades psicomotoras relacionadas à coordenação, tensão excessiva nas extremidades e articulações, distonias, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, ritmo, esquema corporal, dentre outras. Atende crianças que apresentam distúrbios de comportamento associados (agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade, baixa estima), distúrbios de aprendizagem (queda de rendimento, dificuldade de expressão verbal ou gráfica, problemas de orientação espaço-temporal, distúrbios de atenção e de tônus, lentidão), dificuldades de sociabilização (integração em grupo, situações novas e ameaçadoras etc), os quais estão envolvidos com o baixo aproveitamento escolar.

Objetivos

  • Identificar os conceitos básicos da análise do movimento em Psicomotricidade;
  • Capacitar os profissionais interessados na aplicação de metodologias e técnicas de avaliação e diagnóstico dos diversos problemas psicomotores nos diferentes estágios da vida;
  • Capacitar na aplicação das principais técnicas psicomotoras bem como de  prevenção e  reabilitação;
  • Capacitar os profissionais que atuam na área da Educação a atuar em temos práticos na intervenção pedagógica-terapêutica

Público-Alvo

Professores que atuam na Educação Básica, Educação Física, Terapia Ocupacional, e áreas afins: área da saúde, educação, social, médica e psicológica.

Extensivamente, o curso dirige-se àqueles que possuem interesse  em dar  continuidade de estudos em nível stricto sensu (Mestrado/Doutorado). 

Corpo Docente

Em conformidade com a legislação vigente e com o perfil do curso, o corpo docente será constituído por Doutores, Mestres e Especialistas com reconhecida inserção acadêmica e profissional.

Carga Horária

O curso será desenvolvido em 360 (trezentos e sessenta) horas. As atividades teórico-práticas presenciais serão desenvolvidas em aulas: nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, ou aos sábados alternados, das 8h às 17h.

 Coordenação

 Profª Rubia de Cássia Cavali

(41) 3521-2727  – [email protected] 

Mensalidade – 2017/1

Plano de Pagamento Parcela Pagamento até dia 01 de cada mês
à vista R$ 3.508,40 20% de desconto
R$ 2.806,72
12 vezes R$ 292,37 10% de desconto
R$ 263,13
18 vezes R$ 206,61 10% de desconto
R$ 185,95
  • Alunos e Ex-Alunos tem desconto de 10% nas mensalidades (não cumulativo com outros descontos/bolsas/promoções).
  • Descontos Especiais para empresas ou instituições conveniadas (consulte a relação de empresas ou instituições conveniadas no SAB).

Matriz Curricular

Módulo I – FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
Introdução ao pensamento contemporâneo
Pensamento Contemporâneo e a Educação
Produção e Recepção de Textos Acadêmicos
Ética e contemporaneidade
Neurofisiologia humana
Desenvolvimento e Aprendizagem na perspectiva da Neuropsicologia
Desenvolvimento e Aprendizagem na perspectiva da Psicomotricidade
Introdução ao Desenvolvimento e Aprendizagem
Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget
Desenvolvimento e Aprendizagem em Vygotsky
Desenvolvimento e Aprendizagem em Wallon
Módulo II – FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL
Fundamentos históricos e filosóficos da Psicomotricidade Funcional
Neuroanatomia
Neuroplasticidade
Introdução ao estudo do Sistema Nervoso Central
Aspectos neuropsicológicos do Sistema Nervoso Central – Cognitivos
Aspectos neuropsicológicos do Sistema Nervoso Central – Comportamentais
Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência
Psicologia do Desenvolvimento – Adulto e Idoso
Módulo III – A PSICOMOTRICIDADE E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
Psicomotricidade e Educação
Psicomotricidade e Reeducação
Psicomotricidade e estimulação precoce
Psicomotricidade e Terapia Psicomotora
Corpo e Expressão
Psicomotricidade e Ludicidade
Psicomotricidade e Música
Psicomotricidade e Dança
Psicomotricidade e o Teatro
Módulo IV – VIVÊNCIAS E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA
Vivências psicomotoras
Psicomotricidade e Interdisciplinaridade
Criação de Jogos
Dinâmicas psicomotoras
Avaliação psicomotora
Metodologia psicomotora de Raman Tiers
Educação Física e Psicomotricidade
Métodos e Técnicas de Pesquisa – pré-projeto
Métodos e Técnicas de Pesquisa – artigo
Técnicas de apresentação oral

Onde Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o Portal Educacional

  • Alunos, Professor e Colaborador

    Alunos, Professor e Colaborador

    Portal Educacional

    Acesse
  • 20% EAD

    20% EAD

    Área Virtual de Aprendizagem

    Acesse
  • Curso de Inglês

    Curso de Inglês

    Clique aqui

    Acesse
  • MS Imagine

    MS Imagine

    Clique aqui

    Acesse