FAQ | Bagozzi | Bagozzi

Faculdade Bagozzi

A Faculdade Padre João Bagozzi, que em 2021 se transformou no Centro Universitário Padre João Bagozzi – UniBagozzi, ultrapassou 20 anos de atuação na Educação Superior. Com sede na capital paranaense, foi criada e credenciada no MEC em 2001, depois de 50 anos de presença do Grupo Bagozzi, em Curitiba, nos diferentes segmentos de ensino. Está localizada na Rua Caetano Marchesini, n°. 952, Bairro Portão.

Esta Instituição de Ensino Superior é mantida pela Congregação dos Oblatos de São José (OSJ) no Brasil que, fundada na Itália em 1878, completou em 2019 seu centenário em terras brasileiras e está presente em 15 países, em todos os continentes. A mantenedora é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 1956 e está situada à Rua João Bettega, nº. 796, Bairro Portão.

Inicialmente, como Faculdade Bagozzi, surgiu quando os membros da Congregação dos Oblatos de São José perceberam a necessidade da comunidade em ter profissionais locais com uma formação de qualidade. Hoje, como UniBagozzi (avaliada com nota 5 – conceito máximo – pelo MEC), possui diversas opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância, distribuídos nas Escolas de Gestão, Engenharias, Tecnologia de Informação e Educação, Sociedade e Ambiente.

Dessa maneira, promove um ensino com princípios éticos, conhecimentos teórico-práticos e formação ética e humanística ampla, contribuindo para a democratização do conhecimento, transformando o ser humano e, consequentemente, a sociedade, por meio de uma ótica cristã.

Assim, a educação oferecida procura formar profissionais aptos a atuar de maneira eficiente no mercado, gerenciar seus próprios conhecimentos e acompanhar as transformações do mundo. A IES também estimula a criação cultural e a análise crítica, além de incentivar a pesquisa e a investigação científica.

Enfim, a UniBagozzi é parte da Rede de Educação Oblatos de São José (Rede OSJ), que atua na formação integral, desde o berçário até a pós-graduação, e prioriza as relações humanas, o ensino de qualidade e a visão cristã do mundo. Mais do que desenvolver o espírito crítico e intelectual dos alunos, propõe-se, acima de tudo, favorecer o crescimento integral da pessoa. A Rede OSJ mantém as seguintes unidades educativas: Centro Universitário Padre João Bagozzi – UniBagozzi (Curitiba/PR), Colégio Padre João Bagozzi e Bagozzi Kids (Curitiba/PR), Colégio São José e Girassol (Apucarana/PR), Colégio Bagozzi Ourinhos (Ourinhos/SP), CEI Menino de Nazaré (Curitiba/PR) e Centro Social Marello (Curitiba/PR).

FAQ

FAQ

O que são cursos tecnólogos?

Cursos tecnólogos são cursos em Nível Superior com foco no mercado de trabalho. Eles possuem uma duração menor quando comparados aos bacharelados e licenciaturas, em torno de dois ou três anos, sendo mais direcionados para uma atividade prática. Um tecnólogo pode continuar seus estudos por meio de uma pós-graduação.

O que são licenciaturas?

As licenciaturas são cursos em Nível Superior que habilitam para o ensino na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (Pedagogia) ou nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (cursos em áreas específicas do conhecimento, como Letras, Física, Filosofia, Matemática, Geografia e História).

O que são bacharelados?

Os bacharelados são cursos em Nível Superior que correspondem a maior parte das áreas do conhecimento. Essa formação é mais ampla que a tecnológica, pois possui enfoque tanto nos aspectos práticos quanto teóricos.

Onde acontecem as aulas?

As aulas da Faculdade Bagozzi acontecem na Sede Portão localizado na Rua Caetano Marchesini, nº 952. O aluno pode escolher em qual Unidade prefere estudar.

Que formação é necessária para entrar na Faculdade Bagozzi?

Para estudar na Faculdade Bagozzi, assim como em qualquer instituição de Ensino Superior, é preciso possuir o Ensino Médio completo.

Como e quando acontece o processo seletivo?

O processo seletivo da Faculdade Bagozzi acontece através de provas agendadas, realizadas durante todo o ano.

Em qual horário e periodicidade acontecem as aulas?

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no período matutino ou noturno, de acordo com a oferta da instituição e opção do aluno.

Qual é a frequência mínima necessária?

Para aprovação, o aluno deve ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência por disciplina.

Qual é a nota mínima para aprovação?

Para aprovação, o aluno deve obter, no mínimo, média 7,0 (sete, zero) em cada disciplina e no TCC.

Como posso saber minhas notas/frequências?

Através do WEBAluno é possível acompanhar as notas e frequências que são lançadas no sistema.

O que é autorização de curso pelo MEC?

Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a IES depende de autorização do Ministério da Educação. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento (Art. 28, § 2°, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006).

O que é reconhecimento de curso pelo MEC?

O reconhecimento de curso é necessário para que os diplomas fornecidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) seja considerado válido. Ele deve ser solicitado pela IES quando o curso tiver completado 50% de sua carga horária.

Os cursos ofertados pela Faculdade são reconhecidos pelo MEC?

Atualmente, a maior parte dos cursos oferecidos pela Faculdade Bagozzi possuem reconhecimento pelo MEC. Os demais possuem autorização e, assim que a primeira turma estiver concluindo o curso, será dada entrada no processo de reconhecimento.

O que é renovação de credenciamento da faculdade pelo MEC?

A renovação de recredenciamento é solicitada pela Instituição de Ensino Superior (IES) ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como funcionam as atividades complementares nos cursos?

As atividades complementares fazem parte da grade curricular obrigatória dos cursos da Faculdade Bagozzi, assim como em todas as outras faculdades. Os alunos podem solicitar que palestras, estágios não-obrigatórios, cursos, atividades de extensão e monitoria integrem a quantidade de horas necessárias, respeitando as considerações feitas em edital específico.

Qual a diferença entre estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Estágio é uma atividade prestada em empresas ou repartições públicas, através da qual o estudante procura prática profissional. TCC, por sua vez, é um trabalho acadêmico de caráter avaliativo.

É exigida a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O TCC é parte integrante da grade curricular dos cursos da Faculdade Bagozzi, de modo que sua realização é exigida para a obtenção do diploma.

Existe estágio obrigatório durante os cursos?

Sim. O estágio supervisionado está presente na Grade Curricular de alguns cursos da Faculdade Bagozzi, como Pedagogia, Filosofia e Serviço Social.

Onde Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o Portal Educacional

  • Alunos

    Alunos

    Portal Educacional

    Acesse
  • Professor e Colaborador

    Professor e Colaborador

    Portal Educacional

    Acesse
  • AVA Bagozzi

    AVA Bagozzi

    Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

    Acesse
  • E-mail

    E-mail

    Professor e Colaborador

    Acesse
Iniciar Conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Powered by