Direção Geral

  • Nova estrutura Diretiva e de Coordenação da Faculdade Bagozzi

    Caros alunos, A Congregação dos Oblatos de São José, mantenedora da Faculdade Pe João Bagozzi, está investindo na integração da gestão dos seus serviços educacionais. Próximo dos 100 anos de presença desta congregação no Brasil, que ocorrerá em 2019, está ampliando sua rede e unificando seus processos para, desta forma, garantir a melhoria contínua e cumprir sua missão de educar, por meio de uma formação profissional e humana. Desta forma, nossos serviços educacionais que compreendem Colégios, Faculdade e Obras Sociais, nas diversas regiões de atuação no Brasil, investem no seu fortalecimento enquanto rede integrada de educação. Por isso agradeço, em nome desta Rede Oblata, pelo período de intensa dedicação do Professor Arivonil Matoski Jr. como educador, coordenador de cursos e, especialmente, como diretor desta instituição. Desejamos muito sucesso em sua nova jornada educacional. Agradecemos ainda, pelas importantes contribuições dos Professores Paulo Zavadil, Paulo Butter e Carlos Gomes, no período em que estiveram à frente das coordenações de cursos, empenhando-se sempre para que entregássemos, como Instituição, um ensino de qualidade, comprometido com a nossa missão. Continuaremos, desta forma, contando com os seus talentos e experiências como docentes. Anuncio, portanto, a nova estrutura de Direção e equipe de coordenadores de escolas da Faculdade Bagozzi: Pe. José Neto, OSJ Diretor Geral da Faculdade Bagozzi Escola de Educação, Sociedade e Ambiente Profª Rubia Cavali (Coordenação de Escola) e Profª Elsa Souza (Serviço Social) Escola de Engenharias Profª Jaçanan Milani (Coordenação de Escola e dos cursos das área ambiental) Escola de Gestão Profª Elaine Schwab (Coordenação de Escola) e Profº Igor Ries (Coordenador Adjunto) Escola de TI Profº Edson Machado (Coordenação de Escola) Coloco a mim e toda equipe à disposição de vocês, alunos e comunidade acadêmica, desejando-lhes um excelente final de semestre letivo. Estimo ainda que possamos iniciar o segundo semestre de 2018 com muita alegria, confiança e certos de que teremos muitos projetos importantes por vir, e que a transformação, através da educação, acontecerá em cada um de nós. Abraço fraterno, Pe. José Neto, OSJ. Diretor Geral da Faculdade Bagozzi.
  • REINÍCIO DAS AULAS – 04/JUNHO/2018

    A Faculdade Padre João Bagozzi comunica que, face a diminuição dos problemas com abastecimento e transportes, as aulas e atividades acadêmicas serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira, 04 de Junho de 2018. Lembramos ainda que o período de aulas suspensas será compensado com reposições e adequações de calendário acadêmico. Os coordenadores de escolas e cursos farão os encaminhamentos necessários. Agradecemos pela compreensão e desejamos um excelente retorno. Prof. Arivonil Matoski Jr Diretor Geral da Faculdade Bagozzi
  • SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NA FACULDADE BAGOZZI ATÉ 30/05/2018

    A Faculdade Padre João Bagozzi comunica que, devido a instabilidade do país e dificuldades com transportes, decorrentes da greve dos caminhoneiros e crise de abastecimento, está mantida a suspensão das aulas e atividades acadêmicas até quarta-feira, 30/05/2018. O SAB - Serviço de Atendimento Bagozzi (3521-2727) e os setores administrativos permanecerão em funcionamento das 9 às 21 horas. Informamos ainda que, após o feriado de Corpus Christi (quinta-feira, 31/05), a instituição permanecerá em recesso acadêmico e administrativo na sexta-feira (01/06) e sábado (02/06). Reafirmamos que os alunos não terão prejuízos quanto às atividades programadas para este período. Contando com a normalização desta situação, fica previsto o reinício das aulas para o dia 04/06/2018 (segunda-feira). Porém, reiteramos a importância de que permaneçam atentos aos comunicados formais através do site da Instituição (www.faculdadebagozzi.edu.br). Prof. Arivonil Matoski Jr Diretor Geral da Faculdade Bagozzi
  • SUSPENSÃO DAS AULAS NA FACULDADE BAGOZZI

      A Faculdade Padre João Bagozzi informa que, devido à greve dos caminhoneiros e crise de abastecimento, ficam suspensas as aulas e as atividades acadêmicas a partir desta segunda-feira, 28/05/2018, até que a situação vigente se normalize. Comunicamos ainda que os alunos não terão prejuízos quanto às atividades programadas para este período e que permanecerão sendo informados, através do site da Instituição (www.faculdadebagozzi.edu.br) sobre o reestabelecimento das aulas e atividades acadêmicas. O SAB - Serviço de Atendimento Bagozzi (3521-2727) e os setores administrativos permanecerão em funcionamento. Prof. Arivonil Matoski Jr Diretor Geral da Faculdade Bagozzi
  • Faculdade Bagozzi promove Seminário em Pesquisa Acadêmica e Científica

    A Faculdade Bagozzi no uso de suas atribuições, torna público a realização do Seminário em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, nos dias 25 e 26 de julho de 2018, nas dependências da Faculdade. A realização deste Seminário é um marco histórico para a instituição ao contemplar a cooperação científica do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. Tal apoio acadêmico registra ao Seminário uma base de comitê científico que lhe permitirá sistematizar resultados com garantia de publicação em Anais e, posteriormente, em livro digital e impresso. Sendo assim, o Seminário em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente será uma oportunidade para os professores e para os alunos, publicarem os resultados de suas pesquisas decorrentes dos Projetos Integradores (PIs), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), entre outros, nas modalidades de pôster e protótipos. Acesse o site faculdadebagozzi.edu.br/seminario-pesquisa e garanta a sua inscrição! Pesquisa Acadêmica e Científica em outras áreas É interessante notar que outras áreas do conhecimento também produzem pesquisas. Não só acadêmicas, mas de cunho científico também. A matéria postada anteriormente fala exatamente sobre isso. Acadêmicos de pedagogia tiveram uma palestra sobre o termo que os sujeitos pesquisados precisam assinar para que se dê andamento no projeto. Na Faculdade Bagozzi existe uma cultura muito grande de incentivo a todos os tipos de pesquisa científica e acadêmica, pois é necessário que se fomente a produção de conhecimento dentro das universidades. Elas são os verdadeiros polos dessa produção. Leia a matéria anterior que fala sobre Pedagogia e Ética na produção de experimentos com amostra humana. É um bom ponto de partida para quem tem a intenção de ingressar na construção de artigos científicos e até para quem quer saber mais sobre o exercício de experimentos pedagógicos. Ressaltamos também que todo esse processo de estímulo a produção acadêmica se deve a uma excelente Gestão Escolar, que também é um curso de pós graduação EAD da Faculdade Bagozzi, para quem busca contribuir com a melhoria da qualidade do ensino no Brasil e no mundo!
  • Cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental convidam para a Semana do Meio Ambiente

    Os cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental orgulhosamente convidam os demais alunos e a comunidade para a Semana do Meio Ambiente! É uma semana de palestras, compartilhamento de experiências e muito conhecimento. Os eventos são abertos a toda a comunidade, e a melhor parte é que a participação é gratuita! Além disse, cada noite vale 4 horas formativas ou complementares. O evento acontecerá entre os dias 04 e 07 de Junho e o cronograma você confere a seguir. Venha conferir e fique para ver as palestras e discutir sobre sustentabilidade! Cronograma da Semana do Meio Ambiente, pelos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental 04/06/18 Palestra no auditório Hildegard Söndhal, com o tema Empreendedorismo Sustentável. Engº Químico Bruno Rocha e Engª Taísa Montibeller da empresa Annora Alimentos, com a palavra. As 19h. Palestra no auditório Hildegard Söndhal, com o tema Impactos Ambientais e Econômicos da Produção Animal. Lydvar Schulz, da ONG ONÇA, com a palavra. A partir das 20h30. 05/06/18 Palestra no auditório Hildegard Söndhal com o tema Atividades em ambientes naturais. Às 19h 06/06/18 Oficina de Produção de leites vegetais e de alimentos e bebidas fermentadas. Com a Profª Joana Rizzolo Às 19h 07/06/18 Mostra de cinema. Filme “A Lei da Água (Novo Código Florestal)” e debate. A partir das 19h Participe! Traga suas dúvidas, faça anotações e vamos aproveitar esse evento ao máximo. Espaços como esse são muito preciosos para o desenvolvimento do estudante e dos profissionais envolvidos. É através deles que ideias são trocadas, postas adiante e colocadas em prática. Se você se interessou pelo evento e pelos cursos que o idealizaram, fique a vontade para conhecer mais sobre eles através das seguintes páginas: >> Engenharia Ambiental >> Tecnologia em Gestão Ambiental Você também pode se interessar pelo curso de Engenharia de produção, que é muito relacionado a todos os processos ambientais que serão discutidos nesse evento.
  • Professor discute sobre Pedagogia e Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular

    Nos dias 25 e 26 de abril aconteceu em São Paulo o Fórum Nacional de Escolas Católicas, organizado pelo Núcleo de Escolas Católicas das Edições SM. Do evento participaram diretores, coordenadores, profissionais da pedagogia, professores de Ensino Religioso e pastoralistas de escolas católicas de todo o Brasil. Na oportunidade o Prof. Humberto Herrera, preferiu a conferência de abertura com o tema: "O Ensino Religioso no currículo evangelizador da escola católica: identidade pedagógica e implicações didáticas à luz da Base Nacional Comum Curricular". O Prof. Humberto discutiu sobre o Ensino Religioso na atualidade da educação brasileira e apontou a nova proposta de organização curricular a partir dos referenciais nacionais. Com base nisso, explicitou uma proposta didático-metodológica para o Ensino Fundamental de acordo com a concepção de educação católica e exemplificou algumas experiências significativas na área. Também estiveram presentes no Fórum como palestrantes Augusto Ibañez Pérez, que abordou o tema "Educar, com sentido, a partir do carisma dos fundadores". O artista Bráulio Bessa que destacou o tema de "Educar para a Sensibilidade" e o profissional da educação Francisco Soares, que explorou o tema das mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trouxe para a educação brasileira. Pedagogia e ensino religioso nas escolas Os valores cristãos são vistos com bons olhos por toda a sociedade. Independentemente de crença religiosa, o amor ao próximo, a honestidade e bondade são necessários para que a humanidade evolua de maneira coerente. A melhor maneira de garantir que as crianças absorvam todos os valores, é através de uma educação de qualidade. Um colégio cristão tradicional como o Colégio Bagozzi possui toda a estrutura necessária para ensinar isso ao seu filho ou a sua filha. Confira! Entretanto, se você tem interesse em ensinar essas práticas, pode ser uma grande ideia se especializar em pedagogia. É por este viés profissional que se arbitram as boas práticas no ensino. Especialize-se na Faculdade Bagozzi!
  • Bernt Entschev fala sobre os Recursos Humanos e seus desafios contemporâneos

    Nós da Faculdade Bagozzi recebemos esta semana, com muito orgulho, a ilustre presença do Sr. Bernt Entschev. Como já dissemos anteriormente, Bernt é Headhunter e fundador da De Bernt. Ele trabalha na área de Executive Search e recursos humanos há mais de 30 anos e ocupou diversas posições executivas na Souza Cruz, além de ter sido CEO e membro do Board da Manasa. Graças a esse trajeto glorioso, Entschev já foi eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH e possui excelente participação na mídia. É comentarista de Recursos Humanos da Rede Globo de Televisão, na afiliada RPC, colunista nos jornais Gazeta do Povo, de Curitiba; O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul; A Notícia, de Joinville; na Revista Amanhã, de Porto Alegre; e no La Nación, do Paraguai. Também participa como comentarista na rádio Transamérica e na rádio CBN de Curitiba. Autor dos livros "Executivos, Alfaces & Morangos" e “Talento em Pauta – Como reger melhor sua carreira”. Bernt agora se dedica como consultor, palestrante e conselheiro das instituições AMCHAM, AHK, ABRH e IBEF. Recursos Humanos e seus desafios contemporâneos Bernt se apresentou no grande auditório da faculdade Bagozzi no dia 16 de Abril às 19h e comentou os desafios presentes nas escolhas das carreiras para os mercados que se adaptam e que se criaram nesses últimos anos. Lá ele falou sobre tendências do mercado de trabalho, gestão de carreira, mudanças no cenário profissional e dos desafio da atualidade. Comentou sobre empregabilidade e importância da formação constante e continuada, bem como da necessidade de se aproximar e dominar os recursos tecnológicos para que os profissionais permaneçam competitivos. Tendo em mente essa necessidade de atualização constante, tanto por parte do agente de mercado, quanto por parte do profissional de recursos humanos, que tal se especializar? Confira a nosso MBA em gestão de recursos humanos e saia na frente quando o assunto for seleção e recrutamento! Esse curso também está disponível na versão EAD, para que você se especialize sem sair de casa: Acesse a página da Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos EAD. Confira as fotos do evento abaixo!    
  • Acadêmicos de Administração e Engenharia participam de pesquisa da ABRH-PR

    Nos dias 04 e 11 de abril acadêmicos dos Cursos de Administração e Engenharia participaram de pesquisa qualitativa - Grupo Focal - sobre o mundo do trabalho e as expectativas das novas gerações de trabalhadores, realizada pelo Eixo RH na Academia da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná - ABRH-PR. A entrevista foi conduzida pela Profª. Vera Fontoura Egg. Posteriormente, a Faculdade participará da análise dos dados da pesquisa que abrange várias Instituições de Ensino Superior de Curitiba.
  • Professores da Faculdade concluem as aulas do Curso de Pós-graduação em Pesquisa Acadêmica

    No sábado 14 de abril os professores concluíram as aulas do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa acadêmica e científica na prática docente. A especialização iniciou em março de 2017 com o objetivo de qualificar os profissionais com conhecimentos, teórico e práticos, relevantes para permitir uma compreensão clara dos processos de mudança no campo da pesquisa científica na formação acadêmica. A finalização do curso promete a organização de um Seminário sobre o tema da Pesquisa Acadêmica no Ensino Superior em julho de 2018, e uma publicação digital e impressa das pesquisas que os professores estão realizando para o mês de outubro do mesmo ano. A última aula contou com a mediação da Profª. Maria Luiza Milani que orientou os processos de produção das pesquisas e da organização do Seminário. Também esteve presente o diretor da Faculdade, Prof. Arivonil Matoske, que parabenizou o compromisso dos professores participantes ao longo deste curso.
Página 1 de 212