Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Encontro sobre Direitos Humanos envolve acadêmicos de diferentes cursos

    Na sexta-feira 09/11 acadêmicos das áreas de Pedagogia, Administração e Computação protagonizaram as apresentações no 2º Encontro do IV Círculo de Pessoas de Bem. Os acadêmicos representaram pessoas de bem que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos, destacando fragmentos das suas histórias e as suas lutas pelo reconhecimento da dignidade. Após as apresentações os acadêmicos dialogaram sobre o significado do encontro e comentaram sobre a sua relação com o atual cenário sociopolítico brasileiro
  • Professor representa a Faculdade em Congresso sobre Humanismo Solidário

    Aconteceu o I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência realizado na PUC-RIO. O Congresso objetivou debater acerca dos setores da comunidade acadêmica como forma de ampliar a discussão no que diz respeito as áreas de atuação profissional. Reuniu cientistas de diversos locais e profissionais de inspiração católica, bem como professores e estudantes inseridos em programas de mestrado e doutorado. O evento foi uma iniciativa do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com apoio dos Grupos de Partilha de Profissionais do Ministério de Universidades Renovadas da RCC. Na ocasião Prof. Humberto Herrera foi palestrante da Mesa Temática Multidisciplinar, na qual proferiu um estudo intitulado: "HUMANISMO SOLIDÁRIO E ECOLOGIA INTEGRAL: O QUE AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ESTÃO FAZENDO? A mesa apresentou um mapeamento das experiências que as Instituições de Educação Superior (IES) católicas desenvolvem para o enfrentamento de questões ambientais locais, a partir das proposições da ecologia integral divulgadas na carta encíclica Laudato Si’ e sintetizou a experiência do Grupo de Trabalho (GT) Universidades e Amazônia, coordenado colaborativamente entre a Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), o Setor Universidades da CNBB e a Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (ANEC). Também abordou os indicadores de avaliação propostos pelo Ministério de Educação (MEC) para as IES na dimensão da Educação Socioambiental e apresenta as perspectivas de uma Agenda Universidades e Amazônia 2018-2028.
  • Professor ministra palestra em Encontro de Integração da FAS

    Na sexta-feira 05/10, Prof. Humberto Herrera participou do Encontro de Integração da Fundação de Ação Social realizado no auditório Rua da Cidadania Boa Vista. No Encontro o professor ministrou a palestra "O trabalho social com famílias: construir caminhos e criar pontes" que objetivou uma reflexão sobre as práticas socioassistenciais realizadas com as famílias na Regional Boa Vista, em Curitiba. Participaram aproximadamente 40 técnicos e educadores sociais dos Centros de Referência de Assistência Social da Regional.
  • Acadêmicos participam de Seção Especial do Filme “Ferrugem”

    Nesta quinta-feira 27 de setembro, no período da manhã, mais de 50 acadêmicos do Curso de Pedagogia assistiram o filme "Ferrugem" que foi premiado no Festival de Cinema de Gramado 2018 com os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Roteiro (Aly Muritiba e Jessica Candal) e Melhor Desenho de Som (Alexandre Rogoski). O filme conta a história da jovem Tati que ama compartilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável celular, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências. Após o filme os acadêmicos participaram de um debate com a atriz do filme, Nathália Garcia, e com as psicólogas Lorena Veiga Jusi e Helena Cristina Vacarciuk, que conduziram uma discussão sobre a problemática do cyberbullying e do suicídio, destacando possibilidades de prevenção e apoio para os adolescentes que vivem situações como estas, bem como a participação dos educadores, da família e da escola nestes casos. A ação organizada pelos professores do Curso de Pedagogia objetivou refletir a campanha Setembro Amarelo: Falar é o que previne!
  • Professor participa de GT Nacional de Pastoral da ANEC

    Foi realizado no último dia 11 de setembro, na sede da FAE, em Curitiba, o I Encontro Presencial do GT Nacional de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil. Formado com base na indicação de representantes das mais diversas instituições da ANEC, o grupo tem como objetivo ministrar ações a serem traçadas pela pastoral. Contando com reuniões virtuais desde março deste ano, o coletivo durante todo esse período distribuiu atividades a serem desenvolvidas de maneira individual e coletiva. Prof. Humberto Herrera participa do GT assessorando a sistematização do projeto editorial. Após o encontro presencial realizado esta semana, novas metas foram estabelecidas para serem apresentadas no Congresso da ANEC, que acontecerá no mês de março, em Cuiabá. Fonte do texto da notícia: http://anec.org.br/blog/2018/09/12/representantes-da-anec-se-encontram-em-curitiba/
  • Professor ministra conferência sobre a atuação dos professores em tempos de BNCC

    No sábado (08), o Prof. Humberto Herrera Contreras proferiu a conferência “Ser Bons professores em Tempos de BNCC” no IV Congresso Nacional de Educação Notre Dame. O professor convidou aos participantes a refletir sobre os desafios impostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando seus objetivos e diretrizes com o currículo evangelizador, presente nas escolas católicas. De acordo com o conferencista, a elaboração de políticas educacionais deveria considerar, prioritariamente, a realidade cotidiana das escolas. Por isso, além de desenvolver um bom currículo de ensino, seria importante atentar-se para a infraestrutura das escolas, para as condições de trabalho docente e para a formação dos educadores. Leia a matéria completa no link: http://portal.notredame.org.br/conferencia-destaca-a-atuacao-do-professor-em-tempos-de-bncc-numa-perspectiva-da-escola-catolica/
  • Faltam poucos dias para o Seminário em Pesquisa

    Já fez a sua inscrição? A poucos dias do Seminário a comissão organizadora acredita que o evento será uma rica oportunidade de socialização do conhecimento. Recebemos mais de 40 pesquisas que serão apresentadas e publicadas nos Anais do Seminário. O evento contará com presença de Prof. Denis Alcides Rezende que abrirá o Seminário com a palestra: "O professor e a responsabilidade da pesquisa na formação profissional dos acadêmicos". Inscrições gratuitas e aberto ao público em geral. Participe! Inscrições.
  • Publicação do livro “Conversando sobre Maria”.

    Professor da Escola de Educação, Sociedade e Ambiente da Faculdade Padre João Bagozzi, Denilson Aparecido Rossi, publica o livro “Conversando sobre Maria”. Parabéns pela nova obra!
  • Acadêmicas de Pedagogia visitam o Programa de Escolarização do Centro Hospitalar de Reabilitação

    Acadêmicas de Pedagogia visitaram o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e conheceram o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar do Estado do Paraná, que acontece na unidade. Foram recepcionados pela coordenadora e gestora do SAREH, Priscila Gervasio  que apresentou a unidade e contextualizou as características do serviços de escolarização com as crianças e adolescentes que são atendidos. Comentou sobre a relação com as escolas e as famílias e da importância da flexibilização curricular para o trabalho docente. Também apresentou a sala da classe hospitalar e os recursos didáticos que são utilizados nas aulas.
  • III Seminário de Ações de Responsabilidade Social registrou mais de 20 ações sociais

    O III Seminário de Ações de Responsabilidade Social concluiu no dia 15 de junho com as apresentações dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Foram mais de 20 ações sociais realizadas em ONGs, espaços comunitários,  escolas, unidades de saúde, instituições de acolhimento, entre outros. A ação consistia na realização de uma ação concreta em uma instituição e/ou projeto social. Entre as experiências realizadas estiveram campanhas de sensibilização para doação de sangue, desenvolvimento de hortas para crianças, palestras, atividades de convivência e brincadeiras, principalmente. Desde 2017 a Faculdade promove este Seminário, e na sua terceira versão já alcançou mais de 80 experiências de Responsabilidade Social realizadas pelos acadêmicos dos diferentes cursos. O lema do III Seminário expressou o objetivo destas ações: "Educar o coração, a  mente e as mãos dos futuros profissionais".
Página 1 de 4123...Última »