Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Acadêmicos de Filosofia protagonizaram a última edição de 2020 do Café Filosófico. Confira!

    Flávia de Andrade Borges e Guilherme Rodrigues Barbosa, acadêmicos do Curso de Filosofia da Faculdade, foram os protagonistas da discussão do 14º Café Filosófico. De forma provocadora convidaram aos participantes a refletir sobre a possibilidade de uma filosofia brasileira, destacando exemplos da cultura e do cotidiano que marcam a identidade dos brasileiros. As reflexões propostas também centraram a sua atenção no tema do método da filosofia e das suas interfaces no ensino e aprendizagem além dos contextos acadêmicos. Um dos acadêmicos participantes comentou: "Os Cafés estão sendo uma oportunidade de repensar nossa identidade, a Filosofia e, principalmente, sua forma de fazê-la dentro do nosso contexto", afirmou o acadêmico Mario Prestes.
  • 13º Café Filosófico despertou interesse pela Filosofia Africana. Confira!

    O Prof. Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos, motivou no 13º Café Filosófico uma reflexão sobre a filosofia africana. Na sua apresentação o convidado destacou elementos da epistemologia africana e dos valores presentes nos modos de vida das comunidades africanas. Ressaltou elementos da filosofia ubuntu e aproximou a discussão para as possibilidades de uma educação antirracista. A Faculdade Bagozzi agradece a participação do Prof. Ivanildo e parabeniza a mediação do acadêmico Isaias Martins Junior. Confira como foi!  
  • Café Pedagógico refletiu sobre os novos rumos da Educação Especial. Confira!

    Os professores Carlos Frederico e Ivonete Haiduke, mediados pelo Prof. Humberto H. Contreras, encaminharam uma reflexão sobre os novos rumos da Educação Especial a partir da POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Decretro 10. 503 de setembro de 2020, que perpassa a formação inicial até a especialização de profissionais para atuar na área. Várias são as interpretações do documento, porém precisamos manter o foco comum na busca pela igualdade e equidade no que diz respeito a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais. A discussão foi produtiva e esclarecedora! Nossos agradecimentos aos professores participantes e demais convidados.  
  • A Faculdade Bagozzi apoia e acompanha a proposta da Agenda Universidades e Amazônia. Confira!

    Ser um instrumento de planejamento participativo para mobilizar as Instituições de Ensino Superior na pauta socioambiental proposta pela Laudato Si’ é o objetivo da Agenda proposta por uma série de organizações eclesiais e de educação. Com isso, a Faculdade Bagozzi apoia e assume o compromisso da Agenda Universidades e Amazônia. Na próxima sexta-feira (27/11), às 10h (horário de Brasília), será realizada uma Live da Agenda Universidades e Amazônia para apresentação da proposta, partilha dos passos já dados até aqui e encaminhamentos para adesão de outras IES ao projeto. Não perca! Acesse o link e participe! https://www.youtube.com/watch?v=PagD2UyOqNI
  • Para encerrar 2020, o último Café Filosófico discutirá a Filosofia Brasileira. Confira!

    Nesta quinta-feira (19/11), às 19h, a última edição dos Cafés Filosóficos de 2020 traz o tema "A possibilidade de uma Filosofia Brasileira", que será mediado pelos acadêmicos do Curso de Filosofia, Flávia de Andrade Borges e Guilherme Rodrigues Barbosa. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Acesse o link e participe! meet.google.com/fua-ijad-qgd Filosofia Bagozzi, você escolhe seu mundo hoje!
  • Café Pedagógico discutirá a Política Nacional de Educação Especial 2020. Confira!

    O Curso de Pedagogia da Faculdade Bagozzi promove nesta sexta-feira (20/11), às 8h30min, um encontro de discussão sobre a Política Nacional de Educação Especial. A iniciativa organizada como modalidade de "Café Pedagógico" contará com a presença dos professores especialistas na área de Educação Especial, Profª. Ivonete Ferreira Haiduke e Prof. Carlos Eduardo Frederico. O encontro será uma oportunidade para conhecer as novidades e discutir os novos rumos da Política Nacional de Educação Especial. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Acesse o link e participe! meet.google.com/gpv-wjnh-zpj
  • Alunos do curso de filosofia publicaram em livro da editora da Universidade Federal de Jataí. Confira!

    Os alunos Jonas, Félix e Guilherme, do curso de Filosofia da Faculdade Bagozzi, são alguns dos protagonistas do Livro Vozes. Sem acordar do pesadelo, registramos as quase 100 vozes dos/as que protagonizam a área da educação e da escola brasileira, no período pandêmico. O vírus da doença  Covid-19, além de matar, deixou o planeta à deriva e em estado de emergência. Nesse sombrio, funesto, nefasto horizonte, simultaneamente, essas linhas, interpelam à leitura, ao estudo, à aprendizagem, à instrução, à  formação, à ciência, o conhecimento, à sabedoria e, o cultivo ao  pensamento. Confira o posicionamento dos alunos acessando o link abaixo. vozes_a5
  • 13º Café Filosófico discutirá “Filosofia Africana”. Confira!

    Na próxima segunda-feira (16/11), às 19h30min, o Prof. Ms. Ivan Luiz Monteiro, promoverá uma reflexão sobre a Filosofia Africana como fundamento de uma educação antirracista. Não perca esta oportunidade para conhecer e discutir sobre um tema atual que nos desafia a uma convivência intercultural. A mediação do 13º Café Filosófico, será realizada por Isaias Martins Junior,  acadêmico do Curso de Filosofia. O evento é aberto ao público em geral. Para participar, acesse o link!  meet.google.com/uqg-xncr-zmk Filosofia Bagozzi, você escolhe seu mundo hoje!
  • Leitura e Filosofia se encontram nas entrelinhas no 12° Café Filosófico. Confira!

    Com essa frase o Prof. Wemerson Damasio, convidou aos presentes no 12º Café Filosófico a refletir sobre leitura e filosofia. De forma sutil e indagativa o professor questionou sobre o que entendemos por leitura e por filosofia. A partir dessas percepções, e com repertório teórico e literário, apresentou o ato de ler como uma experiência de "viver o outro em mim" e de "produzir sentidos" que nos possibilitam viver. Motivou aos presentes a entender a leitura além dos grilhões escolares e a ler o silêncio e as suas formas. E, concluiu, de forma célebre: "Leitura e Filosofia se encontram nas entrelinhas a partir do momento em que eu consiga compreender o que é leitura. O entrelace de ambas acontece justamente nas entrelinhas, pois, não há necessidade de ser filósofo para poder trazer a filosofia para o texto, assim como não há necessidade em ser leitor de clássicos para poder entender Filosofia.  As duas áreas valsam em um salão que permite diferentes ritmos e diferentes passos, cada qual a sua velocidade e sua destreza com os "pés" que percorrerão o caminho da sabedoria". A Faculdade Bagozzi agradece ao Prof. Wemerson Damasio pela sua participação e ao acadêmico Adriano Félix pela sua mediação.
  • “Memória e utopia no pensamento latino-americano” foi tema do 11º Café Filosófico. Confira!

    Na quinta-feira (29/10), a 11ª edição do Café Filosófico contou com a participação especial, do Prof. Dr. Vanderlei Barbosa, do Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão (MOSAICO), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Prof. Vanderlei contextualizou aos presentes o processo histórico no Brasil e na América Latina após a década de 1960, destacando eventos que marcaram o alvorecer de um pensamento genuíno no país e no continente. De forma contextualizada, e com riqueza de citações de autores, motivou aos participantes para aproximar-se da história, como experiência necessária para fortalecer a nossa identidade e utopias. Nas palavras finais, convidou aos presentes a "reconectar-se com a realidade", "a resgatar a nossa humanidade". Confira como foi!
Página 1 de 23123...51015...Última »