Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Acadêmicos de Pós-Graduação exploram recursos tecnológicos para alfabetização

    Como estamos todos conectados, torna-se essencial a Alfabetização e o Letramento Digital! Por isso, durante as aulas da disciplina Recursos tecnológicos aplicados a Alfabetização as alunas do curso de pós-graduação de Alfabetização e Letramento realizaram atividades práticas que proporcionaram o contato com recursos tecnológicos objetivando prepará-las para utilizar os mesmos com seus alunos permitindo às crianças explorar sons, traços, imagens, experimentar e aprender ludicamente. De acordo com a Profª. Ms.  Cristina Pereira Chagas “Nossas crianças normalmente sabem manusear e operar as tecnologias digitais mas isso não significa que eles sabem utilizá-las de forma segura! Eles precisam de orientação!” Diante deste cenário, a Base Nacional Comum Curricular apresenta o conceito de Mundo Digital como sendo aquele que “Envolve as aprendizagens relativas às formas de processar, transmitir e distribuir a informação de maneira segura e confiável em diferentes artefatos digitais – tanto físico (computadores, celulares, tablets, etc.) como virtuais (internet, redes sociais e nuvens de dados, entre outros) –, compreendendo a importância contemporânea de codificar, armazenar e proteger a informação”. Conheça o curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da Faculdade Bagozzi! https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/alfabetizacao-e-letramento02/
  • Novidades para o curso de Filosofia

    Na terça-feira (10), a Coordenação do Curso de Filosofia apresentou as novidades que serão implementadas no 1º semestre de 2020. O coordenador apresentou a nova matriz curricular do curso e comentou dos novos descontos para veteranos e calouros. Também, destacou a notoriedade que o curso de Filosofia obteve a partir da iniciativa do ciclo de cafés filosóficos que foram realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR. Conheça o Curso de Filosofia da Faculdade Bagozzi! https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/filosofia/
  • Acadêmicos de Filosofia produzem reflexões no Youtube

    Os acadêmicos produziram vídeos sobre situações e problemas atuais fazendo uma abordagem e explicação a partir do pensamento de um dos filósofos estudados na disciplina de História da Filosofia Contemporânea, sob a orientação Profª. Munira Rocha. Algumas dos vídeos foram "Marxzinho da Galera", produzido pelo estudante de Filosofia Guilherme Rodrigues Barbosa e "Reflexão de uma possível visão Sartriana a respeito do coaching" de autoria de Isaías Martins Junior Confira! Marxzinho da Galera - Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=EJc15Lntumg&feature=youtu.be Marxzinho da Galera - Parte 2  https://www.youtube.com/watch?v=xbdW1rJecXU&feature=youtu.be Reflexão de uma possível visão Sartriana a respeito do coaching   https://www.youtube.com/watch?v=uAAwIUq4ba4&feature=youtu.be
  • Acadêmicos da Pós-Graduação Em Educação Especial realizaram estudos sobre tecnologias assistivas e acessibilidade

    O cartunista Mauricio de Sousa decidiu abordar a diversidade em seus quadrinhos. Nos últimos anos fez a inclusão de personagens com deficiências para mostrar às crianças que todos têm a mesma capacidade de aprender, sentir e brincar. Por isso, as alunas acessaram e leram online a história em quadrinhos chamada “Acessibilidade”, disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/acessibilidade/>. Identificaram as tecnologias assistivas que aparecem nas tirinhas. Realizaram um estudo do meio, fazendo um passeio pela Faculdade para que todos observem com muita atenção os elementos de acessibilidade e de tecnologia assistiva que existem. O objetivo desta atividade foi a sensibilização das mesmas acerca da importância dos ambientes e recursos de acessibilidade presentes em todos os lugares. A atividade foi motivada pela Profª. Ms. Cristina Pereira Chagas, na disciplina de "Tecnologias Assistivas e a Educação Especial", no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial. As alunas gostaram muito da atividade e algumas até confessaram que nunca tinham reparado nos recursos e que agora poderão realizar essa proposta em suas escolas.  
  • Conheça o novo espaço da Brinquedoteca e do Laboratório de Ensino (LIEN) do Curso de Pedagogia da Faculdade Bagozzi

    A brinquedoteca e o LIEN são diferenciais na formação do pedagogo e do professor. Estes espaços podem ser explorados pelos diferentes professores e acadêmicos para potencializar o conhecimento sobre as metodologias de ensino.     Eles estão disponíveis de 2ª a 6ª feira, nos turnos manhã e noite. Informações gerais sobre o regulamento e empréstimo de materiais  pelo e-mail: [email protected] https://www.youtube.com/watch?v=LS65sq0Mi3c&feature=youtu.be  
  • Pós-Graduandos apresentaram trabalhos no Seminário em Psicopedagogia

    No sábado 30 de novembro os pós-graduandos do Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional apresentaram os resultados de suas pesquisas no Seminário de Psicopedagogia e Neurociências. As salas temáticas foram coordenadas por professores da Pós-graduação da Faculdade Bagozzi. A oportunidade favoreceu a socialização entre os participantes que puderam ampliar as discussões sobre os temas apresentados.
  • Professores da Pós-Graduação apresentaram reflexões atuais em torno da aprendizagem

    No terceiro dia do Seminário de Psicopedagogia e Neurociências professores da Pós-Graduação promoveram um painel de discussão em torno do tema da aprendizagem a partir de diferentes enfoques. Entre os convidados esteve o Prof. Carlos Frederico que refletiu sobre o tema da neuroplasticidade e educação, a Profª. Edinalva Oliveira que apresentou o problema do aquecimento global e as repercussões nos processos de aprendizagem, a Profª Marcia Soczek que comentou a proposta da Base Nacional Comum Curricular em relação à Educação Infantil, e a Profª. Maria Cristina Trois que relatou a sua experiência na área de educação especial. A mediação desse painel foi realizada pela Profª. Ivonete Haiduke, que posteriormente, ministrou uma oficina sobre a atuação clínica do profissional da neuropsicopedagogia. Também, o Prof. Humberto Herrera apresentou uma oficina sobre o fenômeno atual que tem sido denominado como transtorno de déficit de natureza nas crianças. As reflexões chamaram a atenção dos presentes que participaram realizando questões e comentários sobre os diferentes temas.
  • Ursula Simons discutiu o ensino da matemática no Seminário de Psicopedagogia e Neurociências

    Na sexta-feira 29 de novembro, a psicóloga especialista em Psicopedagogia, Profª. Ursula Marianne Simons, apresentou a palestra "O desenvolvimento neuropsicológico da criança e o ensino da matemática". A palestrante destacou o trabalho com os blocos lógicos e exemplificou exercícios para flexibilizar o raciocínio. A experiência nacional e internacional da Profª. Ursula na área de metodologia para ensinar matemática chamou a atenção e participação dos presentes.
  • Acadêmicos de Serviço Social apresentaram as suas primeiras pesquisas realizadas no curso

    Na quinta 28 e sexta 29 de novembro, os acadêmicos do Curso de Serviço Social apresentaram os resultados das pesquisas realizadas na disciplina de Projeto Integrador, sob a orientação do Prof. Hélio Dias. A Profª. Elsa Maria Stoehr Vieira de Souza, coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Bagozzi, afirmou: "Com muita dedicação e no sentido acadêmico foram apresentados temas relevantes e importantes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária".
  • Acadêmicos do Serviço Social participaram de lançamento do livro “Sociologia empírica”

    Na quinta-feira 28/11 os acadêmicos do curso de Serviço Social tiveram a oportunidade de participar do lançamento do livro "Sociologia empírica: interacionismo simbólico e teoria da ação", que aconteceu no espaço da Biblioteca da Faculdade Bagozzi. A autora,  Neli Gomes da Rocha, apresentou a sua obra e refletiu sobre o pensamento sociológico em diálogo com a assistência social, identificando elos metodológicos que estreitam laços investigativos com foco no indivíduo em interação com o seu meio social. Foi uma experiência enriquecedora na formação acadêmica dos alunos do curso de Serviço Social. A Profª. Elsa Maria Stoehr Vieira de Souza, coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Bagozzi, afirmou sobre o evento: "A produção de um livro permite que o conhecimento ecoe e transforme trajetórias".
Página 1 de 17123...51015...Última »