Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Professor participa de GT Nacional de Pastoral da ANEC

    Foi realizado no último dia 11 de setembro, na sede da FAE, em Curitiba, o I Encontro Presencial do GT Nacional de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil. Formado com base na indicação de representantes das mais diversas instituições da ANEC, o grupo tem como objetivo ministrar ações a serem traçadas pela pastoral. Contando com reuniões virtuais desde março deste ano, o coletivo durante todo esse período distribuiu atividades a serem desenvolvidas de maneira individual e coletiva. Prof. Humberto Herrera participa do GT assessorando a sistematização do projeto editorial. Após o encontro presencial realizado esta semana, novas metas foram estabelecidas para serem apresentadas no Congresso da ANEC, que acontecerá no mês de março, em Cuiabá. Fonte do texto da notícia: http://anec.org.br/blog/2018/09/12/representantes-da-anec-se-encontram-em-curitiba/
  • Professor ministra conferência sobre a atuação dos professores em tempos de BNCC

    No sábado (08), o Prof. Humberto Herrera Contreras proferiu a conferência “Ser Bons professores em Tempos de BNCC” no IV Congresso Nacional de Educação Notre Dame. O professor convidou aos participantes a refletir sobre os desafios impostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando seus objetivos e diretrizes com o currículo evangelizador, presente nas escolas católicas. De acordo com o conferencista, a elaboração de políticas educacionais deveria considerar, prioritariamente, a realidade cotidiana das escolas. Por isso, além de desenvolver um bom currículo de ensino, seria importante atentar-se para a infraestrutura das escolas, para as condições de trabalho docente e para a formação dos educadores. Leia a matéria completa no link: http://portal.notredame.org.br/conferencia-destaca-a-atuacao-do-professor-em-tempos-de-bncc-numa-perspectiva-da-escola-catolica/
  • Faltam poucos dias para o Seminário em Pesquisa

    Já fez a sua inscrição? A poucos dias do Seminário a comissão organizadora acredita que o evento será uma rica oportunidade de socialização do conhecimento. Recebemos mais de 40 pesquisas que serão apresentadas e publicadas nos Anais do Seminário. O evento contará com presença de Prof. Denis Alcides Rezende que abrirá o Seminário com a palestra: "O professor e a responsabilidade da pesquisa na formação profissional dos acadêmicos". Inscrições gratuitas e aberto ao público em geral. Participe! Inscrições.
  • Publicação do livro “Conversando sobre Maria”.

    Professor da Escola de Educação, Sociedade e Ambiente da Faculdade Padre João Bagozzi, Denilson Aparecido Rossi, publica o livro “Conversando sobre Maria”. Parabéns pela nova obra!
  • Acadêmicas de Pedagogia visitam o Programa de Escolarização do Centro Hospitalar de Reabilitação

    Acadêmicas de Pedagogia visitaram o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier e conheceram o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar do Estado do Paraná, que acontece na unidade. Foram recepcionados pela coordenadora e gestora do SAREH, Priscila Gervasio  que apresentou a unidade e contextualizou as características do serviços de escolarização com as crianças e adolescentes que são atendidos. Comentou sobre a relação com as escolas e as famílias e da importância da flexibilização curricular para o trabalho docente. Também apresentou a sala da classe hospitalar e os recursos didáticos que são utilizados nas aulas.
  • III Seminário de Ações de Responsabilidade Social registrou mais de 20 ações sociais

    O III Seminário de Ações de Responsabilidade Social concluiu no dia 15 de junho com as apresentações dos acadêmicos do curso de Pedagogia. Foram mais de 20 ações sociais realizadas em ONGs, espaços comunitários,  escolas, unidades de saúde, instituições de acolhimento, entre outros. A ação consistia na realização de uma ação concreta em uma instituição e/ou projeto social. Entre as experiências realizadas estiveram campanhas de sensibilização para doação de sangue, desenvolvimento de hortas para crianças, palestras, atividades de convivência e brincadeiras, principalmente. Desde 2017 a Faculdade promove este Seminário, e na sua terceira versão já alcançou mais de 80 experiências de Responsabilidade Social realizadas pelos acadêmicos dos diferentes cursos. O lema do III Seminário expressou o objetivo destas ações: "Educar o coração, a  mente e as mãos dos futuros profissionais".
  • Acadêmicas de Pedagogia participam de palestra com professora da classe hospitalar

    No dia 11 de junho as acadêmicas de Pedagogia receberam a visita da Profª. Marcia Raquel de Souza que ministrou uma palestra sobre a escolarização hospitalar no Hospital Erasto Gaertner. A convidada relatou a sua experiência no Programa de Escolarização Hospitalar da Prefeitura de Curitiba e destacou sobre o trabalho com a equipe dos professores na construção do projeto pedagógico para o ambiente hospitalar. Também apresentou os vários projetos que são realizados no hospital, especialmente do Projeto Hospital-Escola, e das atividades que são realizadas com as crianças e as suas famílias no Espaço Família do Hospital.
  • III Círculo de Pessoas de Bem promove uma reflexão sobre Direitos Humanos

    No dia 07 de junho das 09h30min às 11h30min as acadêmicas de Pedagogia protagonizaram o III Círculo de Pessoas de Bem. O evento consiste em um espaço de socialização do testemunho de vida de pessoas que se destacaram pelas suas virtudes sociais em defesa da vida de todos e do meio ambiente. A socialização ocorre por meio de técnicas de apresentação teatral o que torna a experiência mais sensitiva e inovadora. A dinâmica faz parte da proposta da disciplina de Responsabilidade Social, Ética e Direitos Humanos. Esta disciplina é eixo comum a todos os cursos da Faculdade, e tem como objetivo favorecer aos alunos experiências de reflexão a partir da vida cotidiana e que se estendam para a realidade social da comunidade, como pressupostos éticos da formação acadêmica e profissional.
  • Acadêmicos de pedagogia visitam Museu da Vida

    Na segunda-feira 21/05 os acadêmicos de Pedagogia que cursam o módulo de Pedagogia em Organizações de Saúde visitaram os espaços culturais e interativos do Museu da Vida, em Curitiba. Na ocasião puderam conhecer a história e projetos da Pastoral da Criança no Brasil e no mundo. Também tiveram a oportunidade de conhecer a sala "1000 dias" na qual receberam orientação sobre a gestação, nascimento, e cuidados da criança. Os acadêmicos receberam formação sobre a importância da saúde da criança, da alimentação saudável e da relação da criança com os seus cuidadores e educadores. A visita também permitiu conhecer as demais instalações do Museu como uma possibilidade para visita das escolas e de outras instituições educativas.
  • Visita dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental ao Projeto Floresta Escola da UFPR

    Sábado, dia 12/05, foi realizada uma visita ao Projeto Floresta Escola da Universidade Federal do Paraná, onde os alunos da Disciplina de Educação Ambiental, para os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental participaram de uma trilha em um Fragmento de Floresta Ombrófila Mista, um dos poucos remanescentes preservados, localizados em Curitiba. O projeto Floresta Escola, em funcionamento desde de 2008, recebe a comunidade em geral, para abordar assuntos relacionados a conservação dos ecossistemas florestais, bem como o cuidado com o meio ambiente. A trilha consistiu na observação de exemplares de diversas espécies arbóreas nativas, como a Araucaria angustifolia (pinheiro do Paraná), além da explanação dos benefícios das florestas em áreas urbanas, sendo alguns deles: redução da amplitude térmica (diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa em um mesmo dia); aumentando o conforto orgânico; abrigo da avifauna (muitas aves, além de belas, são insectívoras); diminuição da poluição. Além da trilha foi realizado uma dinâmica sobre as temáticas abordadas na trilha, consistindo em um jogo de perguntas e respostas com os alunos. A atividade fez parte dos conteúdos desenvolvidos em sala na Disciplina de Educação Ambiental, para os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental, ministrada pela professora Jaçanan Eloisa de Freitas Milani. Confira as fotos! Gestão ambiental e projetos universitários Projetos universitários relacionados ao meio ambiente são de extrema importância, tanto para os cursos relacionados ao gerenciamento ambiental, quanto aos cursos de todas as outras áreas. Isso por que, no final das contas, todos os humanos pertencentes a um sistema social precisam entender a função das florestas, biomas e biodiversidade para a preservação da vida como um todo. Agradecemos a Universidade Federal Do Paraná pela oportunidade oferecida aos nossos alunos, e também parabenizamos o projeto e a preservação de um dos últimos pedaços de uma floresta que já foi devastada a muito tempo pela ação impensada do homem e pelo crescimento desenfreado das cidades. Confira a página e saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental.
Página 1 de 3123