Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Estudantes e professores discutem “Filosofia e Coronavírus” em Café Filosófico Virtual

    Na terça-feira (31/03), estudantes e professores do Curso de Filosofia, participaram de um Café Filosófico Virtual com o "Filosofia e Coronavírus". O encontro iniciou com a música "O dia em que a terra parou", de Raul Seixas, e na sequência foi enriquecido por provocações filosóficas dos professores e dos alunos. As discussões foram fundamentadas em leituras de revistas e de outros meios de comunicação que publicaram reflexões de filósofos e outros intelectuais sobre a situação atual de saúde que o mundo vive. O Café virtual aconteceu das 19h30min até às 21h, e teve a participação de todos os professores do curso e da maioria dos estudantes. Nos comentários do chat os participantes se embasaram em conceitos filosóficos, o que dinamizou a experiência virtual do Café. Também, os participantes avaliaram a iniciativa como positiva considerando este "encontro" muito significativo no período de isolamento social que vivemos. André Luiz Demeterco, estudante de filosofia, relatou: "Gostaria de parabenizar pela iniciativa nesse momento difícil que estamos enfrentando. O café foi muito legal. Poderia ter mais uma hora que eu ficaria fácilmente. Parabéns aos professores"   
  • Curso de português gratuito para imigrantes

    Divulgue e participe do Curso de Português para Imigrantes! As inscrições são gratuitas e realizadas na Faculdade no horário das 19h às 21h30min, diretamente com a Profª. Márcia Mattos da Silva. O curso é uma iniciativa da Fundação Honorina Valente em parceria com a Faculdade Bagozzi.
  • Estudantes de Pedagogia visitam projetos de educação social e ambiental

    No domingo 08 de março, estudantes de Pedagogia visitaram os projetos de educação socioambiental da Associação Brasileira de Amparo à Infância e da Fundação Vida Para Todos onde os participantes conheceram projetos de educação ambiental e agroecologia com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Também, os estudantes tiveram a possibilidade de conhecer o programa terapêutico da instituição com jovens e adultos a partir de atividades de musicoterapia, arterapia, entre outras. A visita permitiu aos estudantes conhecer experiências de atuação do pedagogo em contextos comunitários e socioassistenciais. A atividade integra a proposta da disciplina sobre o trabalho do pedagogo na área social, no Curso de Pedagogia da Faculdade. A estudante, Letícia Ribeiro Alves, destacou sobre a experiência: "A visita a ABAI foi uma experiência incrível, lá pudemos nos conectar com a natureza e compreender melhor a importância que a Fundação tem na sociedade e na vida singular de cada um que tem sua vivência lá, sejam as crianças, os profissionais ou as pessoas que estão em tratamento. Foi de fato uma experiência muito significativa e que com toda certeza nos marcou para sempre".   
  • Alunas da Pós-Graduação tem uma experiência diferente em sala de aula

    Nesta quinta-feira (05/03), a professora da Pós-Graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Bagozzi, Ivonete Haiduke , proporcionou uma experiência diferente aos alunos. A docente realizou um seminário que destaca um tema importante, que despertou a criatividade, para a formação e atuação no contexto Institucional. Confira como foi!
  • Faculdade Bagozzi participa do Encontro da Agenda Universidades e Amazônia

    Nesta quinta-feira (05/03), Prof. Humberto Herrera, coordenador do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão, participou do primeiro encontro da Agenda Universidades e Amazônia (2019-2029) após a Assembleia Sinodal sobre Amazônia. O encontro foi realizado na sede da REPAM Brasil, no Centro Cultural Missionário da cidade de Brasília, e teve como objetivo planejar as próximas etapas da Agenda a partir da dinamização do Sínodo junto às Instituições de Ensino Superior e toda a Igreja. A Agenda Universidades e Amazônia é uma iniciativa da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil – ANEC, do Setor Universidades da CNBB e do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.
  • Faculdade Bagozzi marca presença para definir os próximos passos do “VI Encontro de Educação Social/Pedagogia Social do Paraná”

    Na segunda-feira (02/03), membros do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (Nupepes) reuniram-se no Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Paulo Freire (CETEP - Paulo Freire) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para definir os encaminhamentos do VI Encontro de Educação Social/Pedagogia Social do Paraná (Eduso Paraná), que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de agosto, na Faculdade Padre João Bagozzi. Participaram da reunião, Prof. Erico Ribas Machado, representante da Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social (Eduso Brasil), Prof. Priscila Larocca da UEPG e a acadêmica de Iniciação Científica, Leticia Pereira Ansbach, do Nupepes, e o Prof. Humberto Herrera, coordenador do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Bagozzi. O evento, que está na 6ª edição, objetiva proporcionar um espaço de discussão acadêmica sobre as práticas educativas sociais e a interação entre grupos científicos e de representação profissional preocupados com a problemática da Educação Social/Pedagogia Social, além de propor uma agenda de estudos, intervenções e publicações para o desenvolvimento da área.
  • Acadêmicos de Serviço Social realizam metodologia participativa

    O docente do curso de Serviço Social, Profº Helio Dias, promoveu uma atividade com o objetivo de familiarizar os discentes com o tema de sua aula: "Históricos do Serviço Social". A atividade basicamente se trata de um um jogo chamado Timeline, onde os alunos se reuniram em grupos e organizaram uma linha do tempo construída com um deck de baralho. As cartas, mostram acontecimentos históricos e, ao serem embaralhadas e distribuídas entre os jogadores, foram organizadas pelo grupo, cada um ajudando o colega a colocar o evento histórico no lugar correto. Confira só!  
  • Acadêmicos do Projeto Resgatando Sonhos participaram de reunião institucional

    Nesta segunda-feira (02/03), os acadêmicos que fazem parte do "Projeto Resgatando Sonhos" participaram de uma reunião institucional com a Fundação Honorina Valente. A reunião foi conduzida pela assistente social da Fundação, Elza Rodrigues, que apresentou os procedimentos e critérios para a continuidade da participação dos acadêmicos no projeto. Na reunião, esteve presente o coordenador institucional da Faculdade, Prof. Igor Lucas Reis, que acolheu aos acadêmicos e destacou a satisfação da Faculdade em fazer parte desta iniciativa da Fundação. Também participaram, Prof. Humberto Herrera, coordenador do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão que ressaltou os resultados positivos dos projetos realizados em parceria com a Fundação, e Sandra Mara Grafetti, responsável pelo Setor de Apoio ao Discente, que apresentou os serviços de apoio pedagógico que a Faculdade oferece para os acadêmicos.
  • BNCC, Ensino Médio e Filosofia será tema do 1º Café Filosófico 2020

    No dia 20 de março, às 14h, acontecerá no Anfiteatro 400, na Reitoria da UFPR, o 1º Café Filosófico 2020. O painel discutirá "BNCC, Ensino Médio e Filosofia", e terá como mediador o Prof. Geraldo Balduino Horn, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia (NESEF UFPR). O debate será realizado pelas palestrantes Ana Carolina Morello (NESEF UFPR) e Mônica Ribeiro (DPLAE UFPR). O evento é aberto ao público em geral e as inscrições serão gratuitas no local. Todos os participantes receberão certificados.   Confira os detalhes!
  • Faculdade Bagozzi será sede do II Fórum Local da Agenda Universidades e Amazônia

    No próximo dia 20 de março, das 9h às 12h, a Faculdade Bagozzi será sede do II Fórum Local da Agenda Universidades e Amazônia.

    O II Fórum tem como objetivo discutir a Exortação Apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia” do Santo Padre Francisco e socializar as experiências com temática socioambiental já realizadas nas IES.

    O evento é uma iniciativa da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil – ANEC, do Setor Universidades da CNBB e do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

    A participação é gratuita e aberta a todos os representantes das IES de Curitiba e região metropolitana.

Página 1 de 19123...51015...Última »