"Olhar para a morte como um farol para a ciência e para a vida", foi a mensagem do 5º Café Filosófico - Bagozzi | Bagozzi "Olhar para a morte como um farol para a ciência e para a vida", foi a mensagem do 5º Café Filosófico - Bagozzi

“Olhar para a morte como um farol para a ciência e para a vida”, foi a mensagem do 5º Café Filosófico

O 5º Café Filosófico organizado pelo Curso de Filosofia, da Faculdade Bagozzi, reuniu nesta segunda-feira 11 de maio, das 19h30min às 21h, alunos de Filosofia, Pedagogia, Serviço Social, da Pós-graduação e de outras áreas e regiões do país. A quinta edição do Café Filosófico teve como tema “Filosofar é aprender a morrer”.

A reflexão foi mediada pela Profª. Drª. Viviane Cristina Cândido que abordou o tema com rigorosidade filosófica convidando aos presentes a olhar para a morte como algo natural, como um farol para a vida e para a ciência. Com base na filosofia de Montaigne, de Franz Rosenzweig e de Machado de Assis motivou aos participantes a deixar de querer entender a morte. Destacou que “caminhamos a vida inteira sabendo que vamos morrer” e que nosso olhar precisa concentrar-se em como decidimos caminhar. Como mensagem final, incentivou aos presentes a “caminhar com alegria” e a perguntar-se: “Por que preciso esperar que me aconteça alguma coisa para eu pensar o que estou fazendo da minha vida?” “O que fiz neste período de quarentena?”

Alguns comentários dos participantes:

“Na perspectiva de Montaigne, somente a filosofia era capaz de preparar o homem para a morte. A função da morte é nos ensinar a viver. Esta pandemia está nos “reiniciando” para a vida! Obrigado Profª. Viviane”

(Daisy Almeida, egressa do Curso de Pedagogia)

“Obrigada professora. Bom ouvir vc falar de algo tão difícil, entretanto o modo como nos traz fica menos doloroso”

(Kelly Santos, acadêmica do Curso de Serviço Social)

“Parabéns por toda explanação! Sou coordenadora do Programa de Doação de Corpos para Fins de Estudo e Pesquisa da UFPB, e tenho me aproximado muito dos temas da morte, para entender melhor o fenômeno e os sentimentos das pessoas em torno dele! Muito obrigada por todos os esclarecimentos! Obrigada a todos!”

(Amira Rose Costa Medeiros)



Curtiu? Compartilha:

Onde Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o Portal Educacional

  • Alunos

    Alunos

    Portal Educacional

    Acesse
  • 20% EaD

    20% EaD

    Ambiente Virtual de Aprendizagem

    Acesse
  • AVA Bagozzi

    AVA Bagozzi

    Salas Virtuais, Nivelamento, Estágio e Dispen

    Acesse
  • Pós-Graduação

    Pós-Graduação

    A Distância

    Acesse
Iniciar Conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Powered by