Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • Acadêmicas de Pedagogia e ex-alunos participaram do projeto “Catequese Brincante”

    No sábado, 05 de outubro, alunos e ex-alunos do curso de Pedagogia participaram do Projeto "Catequese Brincante". A atividade foi coordenada pela Profª. Maria Cristina Trois Dorneles Rau e pelas acadêmicas monitoras da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da Faculdade. A equipe desenvolveu oficinas lúdicas para as crianças que participam da catequese no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba. As acadêmicas realizaram oficinas, jogos e brincadeiras que garantiram alegria e entusiasmo a todos os participantes.  
  • Parabéns aos concluintes do Curso em Docência na Educação Superior!

    No sábado, 05 de outubro, os acadêmicos do curso de extensão em Docência na Educação Superior concluíram as atividades formativas do módulo. O curso que integralizou 60 horas possibilitou aos participantes o conhecimento sobre a história, estrutura, organização e legislação do Ensino Superior no Brasil. O curso garantiu que os futuros professores conhecessem sobre o processo de cognição e aprendizagem do jovem e do adulto, bem como das políticas de inclusão no Ensino Superior. Também, os participantes aprofundaram saberes sobre didática, currículo e avaliação, integrando o uso de tecnologias e os avanços da inovação educacional. Conheça o Curso de Extensão em Docência na Educação Superior: https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/docencia-no-ensino-superior/  
  • Acadêmicos realizam atividade prática na área de avaliação neuropsicológica aplicada à educação

    Neste sábado 05 de outubro, os acadêmicos do Curso de Pós-Graduação realizaram uma atividade prática na disciplina de Avaliação Neuropsicológica Aplicada à Educação. Os pós-graduandos utilizaram argila como técnica de verificação da aprendizagem. Orientados pela Profª. Patrícia Campos Nogueira, iniciaram dando uma forma ovalada à massa de argila. Posteriormente dobraram a parte de trás, formando a fissura medial (correspondente à área do Lobo temporal), e com uma linha vertical marcaram a divisão do Diencéfalo e em seguida o sulco central (correspondente a região superior para localização do Lobo Parietal). Cada acadêmico fez a sua peça simultaneamente. Durante a atividade seguravam o diencéfalo pelo Lobo Occipital e deixavam sempre voltado para frente o Lobo Frontal. E assim responderam à perguntas diversas mostrando com o palito utilizado para as demarcações das áreas afirmando quais as regiões que eram utilizadas na realização de diversas atividades do cotidiano. A atividade finalizou com pedindo aos acadêmicos que associassem as mãos "marcadas de argila" ao envolvimento profissional do educador. Os participantes destacaram a criatividade da atividade proposta e o potencial avaliativo sobre a aprendizagem na disciplina. Conheça a proposta do Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia Aplicada à Educação. https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/neuropsicologia/  
  • Lego Serious Play foi metodologia no curso de Docência na Educação Superior

    No sábado, 05 de outubro, no último encontro do Curso de Extensão em Docência na Educação Superior, os alunos conheceram o Lego Serious Play, uma metodologia que foca no aprendizado do adulto com o uso do Lego. A experiência proporciona o desenvolvimento da colaboração, criatividade, permite a construção de equipes e a análise dos conteúdos e significados das representações realizadas. É um recurso que equaliza equipes heterogêneos e facilita a integração entre professor e alunos. A atividade foi coordenada pela professora Paula Boarin, na disciplina de Teoria e Pratica Pedagógica no Ensino Superior.  
  • Faculdade parabeniza aos alunos que concluíram o Curso de Neuropsicologia Aplicada à Educação

    No sábado, 28 de setembro, mais uma turma concluiu o Curso de Pós-graduação em Neuropsicologia Aplicada à Educação. Na última disciplina do curso, os acadêmicos discutiram as contribuições da Neuropsicologia aplicada aos Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem. Na ocasião, orientados pela Profª. Patrícia Campos Nogueira, os pós-graduandos produziram jogos com materiais reaproveitáveis para envolver pessoas com dislexia, discalculia, disgrafia, entre outros. A Faculdade parabeniza a todos os acadêmicos concluintes por mais uma etapa de formação acadêmica e lhes deseja sucesso profissional. Conheça a proposta do Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia Aplicada à Educação. https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/neuropsicologia/
  • Gerente Geral da Comissão de Orientação de Fiscalização Profissional visitou aos acadêmicos do Serviço Social

    No dia 18 de setembro, a gerente geral da Comissão de Orientação de Fiscalização Profissional (COFI), do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), a assistente social Vanessa Rocha, esteve junto ao curso de Serviço Social. Na ocasião, foram esclarecidos formandos do Curso de Servio Social, qual a importância do Conselho Regional, a sua atuação na defesa, orientação e fiscalização do exercício profissional do Assistente Social, primando pela defesa da profissão e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
  • Acadêmicas do Curso de Psicopedagogia organizam as suas caixas lúdicas para atuar na área

    As acadêmicas do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, que realizam o curso todas as terças e quintas-feiras no período noturno, iniciaram desde a semana passada o módulo sobre Trabalho Psicopedagógico. Neste módulo as acadêmicas se preparam para realizar a avaliação e intervenção psicopedagógica clínica. Para isso conhecem métodos, técnicas e instrumentos da Psicopedagogia Clínica e também se aprofundam nas questões éticas que o trabalho psicopedagógico demanda nas áreas clínica e institucional. Uma das atividades que se destaca neste módulo é a construção da caixa lúdica que constitui um importante instrumento para ao estágio em Psicopedagogia. A atividade foi orientada pela Profª. Ms. Ivonete Haiduke.  
  • Ensino de Filosofia e Felicidade foram assuntos do Café Filosófico

    Na terça-feira 24 de setembro, aconteceu o 2º Café Filosófico, que tratou sobre o tema da Felicidade. A discussão foi dinamizada pelo Prof. Dr. Antônio Djalma Junior, ex-aluno de Filosofia da Faculdade e atual professor na Universidade Positivo. O professor convidado indagou sobre a felicidade como um bem que precisamos alcançar fruto das nossas decisões e atitudes. Nesse sentido, defendeu a ideia de que o caminho para a felicidade passa, necessariamente, por algumas etapas: conhecer a si mesmo; compreender como devo agir em relação ao outro e ao meio; e reconhecer que a esperança constitui um elemento fundamental nessa caminhada. A iniciativa do evento surgiu de uma parceria entre a Faculdade Bagozzi e o Departamento de Desenvolvimento Curricular de Filosofia da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Devido à repercussão positiva outras Instituições de Ensino Superior somaram-se à iniciativa, entre elas: a Universidade Positivo, o Centro Universitário UNINTER, a PUC-PR e o Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia (NESEF) da UFPR.

  • Acadêmicas de Pedagogia entrevistam pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba

    Na disciplina de Gestão Administrativa Educacional, as acadêmicas de Pedagogia tiveram a possibilidade de realizar uma entrevista com Diorlanda Aparecida Stocco, pedagoga aposentada da Prefeitura Municipal de Curitiba. A pedagoga relatou os desafios que enfrentou ao gerir a escola, a sala de aula, o Centro Municipal de Atendimento Especializado e o Núcleo Regional de Educação do Município de Curitiba. A atividade organizada pela Profª. Drª. Nara Salamunes permitiu às acadêmicas perceber como os conhecimentos e estratégias de gestão são primordiais para alcançar os resultados educativos que se esperam.
  • Acadêmicos de Pedagogia participam de oficina de jogos para o Ensino Religioso

    As acadêmicas de Pedagogia participaram de uma oficina de metodologias do Ensino Religioso, na qual puderam conhecer e explorar diversas possibilidades de jogos que tratam sobre os diferentes temas da disciplina e também da área de ética e direitos humanos. A oficina foi dinamizada pelo Prof. Humberto Herrera, que apresentou diversos materiais e jogos didáticos que ex-alunos do curso produziram e que se destacaram pelo potencial criativo para favorecer a aprendizagem dos temas integradores do conhecimento religioso.
Página 5 de 16« Primeira...456...1015...Última »