Escola de Educação, Sociedade e Ambiente

  • BNCC é tema na Mostra Acadêmica

    Um dos temas da Mostra Acadêmica do Curso de Pedagogia foi a Base Nacional Comum Curricular. Para dinamizar o tema, na terça-feira 08 de outubro, a Profª. Ms. Rita Schane discutiu sobre a concepção da BNCC e da sua repercussão no cotidiano da escola brasileira, destacando aspectos relevantes sobre a compreensão do documento curricular e da atuação dos professores. Também, a  Profª. Drª. Cristina Rolim Chyczy Bruno, refletiu sobre a BNCC na Educação Infantil, abordando os campos de experiência, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças nesta etapa. Ambas palestras foram esclarecedoras e despertaram a curiosidade pelo estudo do documento e dos seus direcionamentos para a prática pedagógica e docente.
  • Formandas em Pedagogia realizam oficinas temáticas sobre a Base Nacional Comum Curricular

    Nesta segunda e terça-feira, como parte da programação da Mostra Acadêmica, as acadêmicas do 8º período do Curso de Pedagogia realizaram oficinas de formação docente sobre temas atuais em torno da Base Nacional Comum Curricular. Entre os temas de destaque estavam os campos de experiência para a Educação Infantil, a cultura maker, a inclusão, o uso de tecnologias, entre outros. As oficinas apresentaram diferentes propostas de forma dinâmica e cooperativa. As oficinas foram coordenadas pela Profª. Ms. Rúbia de Cássia Cavali como parte da disciplina de Estágio Supervisionado na área de Formação de Docentes.  
  • Ex-alunas de Pedagogia relatam a sua experiência atual como Psicopedagogas Clínicas

    Nas várias atividades programadas na Mostra Acadêmica do Curso de Pedagogia, estão os relatos de experiências de ex-alunas. Foi uma destas atividades que marcou a Mostra Acadêmica. As acadêmicas puderam conhecer a experiência das ex-alunas, Elizabette Queiroz Moreira e Olendina Kampmann, que após obter a formação em Pedagogia seguiram a carreira profissional como psicopedagogas. As convidadas relataram sobre como o curso de Pedagogia contribui nesta opção profissional e de como se especializaram na área. Também, destacaram os desafios e satisfações da profissão. A Faculdade parabeniza o exemplo das suas ex-alunas e deseja sucesso.
  • Mostra acadêmica de Serviço Social e Filosofia iniciou com protagonismo e militância estudantil

    Na segunda-feira, 07 de outubro, os acadêmicos dos cursos de Serviço Social e Filosofia inauguraram a Mostra Acadêmica com um painel intitulado "Os estudantes como sujeitos históricos na defesa das políticas públicas". O tema foi conduzido pela participação de Amanda Ferreira Marcelino, da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, e por Bruno Lopes, membro do Movimento por uma Universidade Popular. Os convidados destacaram a importância do protagonismo estudantil analisando o processo histórico nacional e as pautas sociais, políticas e culturais que desafiam aos profissionais do Serviço Social e da Filosofia no atual contexto  que o país vive.  
  • Acadêmicas de Pedagogia e ex-alunos participaram do projeto “Catequese Brincante”

    No sábado, 05 de outubro, alunos e ex-alunos do curso de Pedagogia participaram do Projeto "Catequese Brincante". A atividade foi coordenada pela Profª. Maria Cristina Trois Dorneles Rau e pelas acadêmicas monitoras da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da Faculdade. A equipe desenvolveu oficinas lúdicas para as crianças que participam da catequese no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba. As acadêmicas realizaram oficinas, jogos e brincadeiras que garantiram alegria e entusiasmo a todos os participantes.  
  • Parabéns aos concluintes do Curso em Docência na Educação Superior!

    No sábado, 05 de outubro, os acadêmicos do curso de extensão em Docência na Educação Superior concluíram as atividades formativas do módulo. O curso que integralizou 60 horas possibilitou aos participantes o conhecimento sobre a história, estrutura, organização e legislação do Ensino Superior no Brasil. O curso garantiu que os futuros professores conhecessem sobre o processo de cognição e aprendizagem do jovem e do adulto, bem como das políticas de inclusão no Ensino Superior. Também, os participantes aprofundaram saberes sobre didática, currículo e avaliação, integrando o uso de tecnologias e os avanços da inovação educacional. Conheça o Curso de Extensão em Docência na Educação Superior: https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/docencia-no-ensino-superior/  
  • Acadêmicos realizam atividade prática na área de avaliação neuropsicológica aplicada à educação

    Neste sábado 05 de outubro, os acadêmicos do Curso de Pós-Graduação realizaram uma atividade prática na disciplina de Avaliação Neuropsicológica Aplicada à Educação. Os pós-graduandos utilizaram argila como técnica de verificação da aprendizagem. Orientados pela Profª. Patrícia Campos Nogueira, iniciaram dando uma forma ovalada à massa de argila. Posteriormente dobraram a parte de trás, formando a fissura medial (correspondente à área do Lobo temporal), e com uma linha vertical marcaram a divisão do Diencéfalo e em seguida o sulco central (correspondente a região superior para localização do Lobo Parietal). Cada acadêmico fez a sua peça simultaneamente. Durante a atividade seguravam o diencéfalo pelo Lobo Occipital e deixavam sempre voltado para frente o Lobo Frontal. E assim responderam à perguntas diversas mostrando com o palito utilizado para as demarcações das áreas afirmando quais as regiões que eram utilizadas na realização de diversas atividades do cotidiano. A atividade finalizou com pedindo aos acadêmicos que associassem as mãos "marcadas de argila" ao envolvimento profissional do educador. Os participantes destacaram a criatividade da atividade proposta e o potencial avaliativo sobre a aprendizagem na disciplina. Conheça a proposta do Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia Aplicada à Educação. https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/neuropsicologia/  
  • Lego Serious Play foi metodologia no curso de Docência na Educação Superior

    No sábado, 05 de outubro, no último encontro do Curso de Extensão em Docência na Educação Superior, os alunos conheceram o Lego Serious Play, uma metodologia que foca no aprendizado do adulto com o uso do Lego. A experiência proporciona o desenvolvimento da colaboração, criatividade, permite a construção de equipes e a análise dos conteúdos e significados das representações realizadas. É um recurso que equaliza equipes heterogêneos e facilita a integração entre professor e alunos. A atividade foi coordenada pela professora Paula Boarin, na disciplina de Teoria e Pratica Pedagógica no Ensino Superior.  
  • Faculdade parabeniza aos alunos que concluíram o Curso de Neuropsicologia Aplicada à Educação

    No sábado, 28 de setembro, mais uma turma concluiu o Curso de Pós-graduação em Neuropsicologia Aplicada à Educação. Na última disciplina do curso, os acadêmicos discutiram as contribuições da Neuropsicologia aplicada aos Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem. Na ocasião, orientados pela Profª. Patrícia Campos Nogueira, os pós-graduandos produziram jogos com materiais reaproveitáveis para envolver pessoas com dislexia, discalculia, disgrafia, entre outros. A Faculdade parabeniza a todos os acadêmicos concluintes por mais uma etapa de formação acadêmica e lhes deseja sucesso profissional. Conheça a proposta do Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia Aplicada à Educação. https://faculdadebagozzi.edu.br/cursos/neuropsicologia/
  • Gerente Geral da Comissão de Orientação de Fiscalização Profissional visitou aos acadêmicos do Serviço Social

    No dia 18 de setembro, a gerente geral da Comissão de Orientação de Fiscalização Profissional (COFI), do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), a assistente social Vanessa Rocha, esteve junto ao curso de Serviço Social. Na ocasião, foram esclarecidos formandos do Curso de Servio Social, qual a importância do Conselho Regional, a sua atuação na defesa, orientação e fiscalização do exercício profissional do Assistente Social, primando pela defesa da profissão e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Página 6 de 17« Primeira...567...1015...Última »