Pastoral de Educação Universitária

  • Pastoral Universitária disponibiliza playlist aos alunos

    Uma boa playlist musical nunca foi tão importante quanto agora, nestes tempos de isolamento social. Por isso, a Pastoral Universitária fez uma seleção bem eclética só com músicas que passam uma mensagem de espiritualidade, fé e esperança. Entre um momento de estudo e outro, você pode relaxar conferindo o que tem de bom no #BagozziAcolhe pelo Spotify. Você também pode sugerir canções pelo e-mail [email protected] ou via APP. 👉https://spoti.fi/2XLl2YG👈
  • Pastoral Universitária Bagozziana (PUB) participa de reunião do Conselho Estadual de Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas (CERMA)

    A Pastoral Universitária Bagozzi (PUB), representada pelo educador Matheus Cedric, participou junto com outras instituições (UFPR) e entidades da sociedade civil de órgãos governamentais ligados à questão migratória do estado do Paraná, da reunião do Conselho Estadual de Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas (CERMA). Esta reunião, teve como um de seus objetivos divulgar o curso de Língua Portuguesa para Migrantes que ocorre na Faculdade Bagozzi e estabelecer laços de parceria com as instituições presentes, em vista da realização de uma semana de reflexão e apoio à causa. Confira os registros deste momento!
  • PASTORAL UNIVERSITÁRIA ABRE A I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

    A Pastoral Universitária Bagozziana promove em 2019 a I Semana da Consciência Negra No último dia 11 de novembro a Pastoral Universitária promoveu o evento de abertura da I Semana da Consciência Negra em nossa casa. As atividades começaram às 19h no hall de entrada com a fala do Frei Lucas Raul de Faria que acenou para a necessidade do reconhecimento de que vivemos numa sociedade marcada pelo racismo estrutural; Nesse sentido, não basta uma data comemorativa, é preciso que nos esforcemos dia a dia na superação de todo tipo de preconceito. Também o Pe. José Alves de Melo Neto, diretor geral, discorreu acerca do racismo que é reproduzido diariamente em nossos círculos de convivência através de piadas e chacotas que têm de ser superadas; Além do mais, há no Brasil uma dívida histórica com essa parcela da população (que constitui sua maioria) a ser considerada por meio de políticas públicas afirmativas. O evento continuou com a apresentação cultural de capoeira do grupo do Jair Benedito da Silva - mestre meia-noite - acadêmico do curso de Serviço Social, que abrilhantou, logo de início, o evento. Posteriormente, Carol Castanho contextualizou a sua exposição fotográfica cujo trabalho foi realizado no Haiti e que ficará exposto na Faculdade até a próxima quinta (14). De maneira particular, apresentou o projeto "meu retrato", fruto da sua especialização que consistiu em fotografar e, com isso, presentear haitianos que nunca haviam visto a sua própria imagem. Finalmente, a professora visitante da pós graduação, Ms. Neli Gomes da Rocha fez um colóquio sobre estéticas e memórias Brasil - África, que culminou com uma oficina de turbantes contextualizando-os histórico e socialmente. Por fim, a Pastoral Universitária recordou que todo preconceito parte da premissa de que o outro deixou de ser humano, isto é, o preconceituoso deixa de reconhecer no olhar do outro a sua humanidade, e por isso toda a forma de discriminação, preconceito e ódio é legitimada. É preciso recordar, sobretudo no tempo histórico em que vivemos no qual parece prevalecer o individualismo consumista, que somos todos parte de uma comunidade humana, estamos interligados, somos iguais, para assim construirmos juntos uma sociedade mais humana e solidária; Afinal, um futuro consciente a gente faz!
  • Semana da Consciência Negra

    Entre os dias 11 e 14 de novembro a Pastoral Universitária Bagozziana promoverá a Semana da Consciência Negra. Nestes dias, no hall de entrada, haverá uma exposição com as fotos feitas pela Carol Castanho sobre o tema. Na segunda-feira (11) às 19h, ocorrerá a abertura do evento onde a fotógrafa vai contextualizar a sua exposição e a professora Neli Gomes da Rocha fará uma conversa sobre “Estéticas e memórias Brasil - África”. Mas, o evento não para por aí, serão feitas apresentações culturais que você não pode perder. Participe!   Crédito: Carol Castanho
  • PASTORAL UNIVERSITÁRIA ENCERRA A CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

    Pastoral universitária entregou no último dia 31/10 os produtos doados pela comunidade acadêmica à AAMA   No dia 31 de outubro, quarta-feira, a Pastoral Universitária Bagozzi entregou à Associação Amigas da Mama os produtos de higiene pessoal arrecadados na campanha de prevenção do câncer de mama. Foram diversos os produtos que a comunidade acadêmica, sensibilizada com as mulheres que sofrem com essa doença, doou em sinal de apoio e proximidade. A associação existe desde 2001 quando um grupo de mulheres - que se conheceram no convívio do combate ao câncer - a fundou; Atualmente elas se dedicam no apoio às mulheres que sofrem com a doença para que a enfrentem com mais força. A Faculdade Pe. João Bagozzi, através da Pastoral Universitária, agradece toda a comunidade acadêmica pelo engajamento nessa campanha, afinal, uma vida mais saudável a gente faz!
  • Pastoral Universitária Promove Palestra Sobre Suicídio

    No último dia 4 de setembro na Sala de Conferências da Faculdade Bagozzi, a Pastoral Universitária promoveu uma palestra com o Dr. Allan Martins Mohr intitulada "Falando sobre: Suicídio" visando sensibilizar o olhar da comunidade acadêmica para perceber que transtornos psíquicos e desejo de suicídio não são "frescura", muito menos tentativa de chamar a atenção, mas se tratam de dor e sofrimento que necessitam de acolhida e cura. A palestra abriu oficialmente o Falando Abertamente que se trata da campanha de prevenção ao suicídio que compreende algumas ações como a mensagem da semana nas redes sociais da faculdade que serão voltadas para o tema, o dia do abraço que ocorrerá no dia 10/09 e a escuta solidária promovida por psicólogos voluntários que atenderão os estudantes que sentirem necessidade e agendarem previamente com a Pastoral. Para além de tudo isso, desejamos que não sejamos sensíveis a esse tema apenas em setembro, mas ao longo de toda a vida.
  • Nesta quarta-feira tem Falando AbertaMente, confira o que está em pauta!

    Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, teremos o Falando AbertaMente, às 19h em nosso auditório. Tendo em vista o fenômeno global do suicídio e o crescente número do mesmo entre os jovens, a Pastoral Universitária traz o Dr. Allan Martins Mohr, psicólogo do campus Curitiba da UTFPR que ministrará uma palestra sobre o suicídio e vida universitária. Haverá certificação de Atividades Complementares.
  • Projeto Bagozzidade retoma suas atividades

    O projeto Bagozzidade retomou suas atividades para o segundo semestre de 2019 no dia 12 de agosto. Através deste projeto a Faculdade Bagozzi abre suas portas para a comunidade local, de maneira particular para o público da terceira idade, oferecendo oficinas gratuitas todas as segundas-feiras a partir das 14h. Nas próximas semanas serão oferecidas oficinas de espanhol e alimentação saudável, entre outras. Compartilhe essa iniciativa com os seus conhecidos, ainda há tempo de participar!
  • Faculdade destaca a liderança dos acadêmicos representantes de turma

    Na terça-feira 11 de junho, a Faculdade Bagozzi, representada pelo Setor de Apoio Pedagógico ao Discente e pelo Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Bagozzi, se reuniu com os acadêmicos representantes de turma. O encontro teve como motivo principal destacar as atividades de liderança e comunicação institucional que os acadêmicos representantes de turma realizaram neste 1º semestre de 2019. Os representantes de turma receberam agradecimentos e um certificado da instituição.
  • Pastoral Universitária realiza Celebração da Unidade Cristã

    Vivemos num momento delicado da história no qual a corrupção, a injustiça, a indiferença, a ganância e o ódio causam divisão e exclusão. O desemprego aumenta, a violência preocupa e a fome volta a assombrar os filhos e filhas de Deus. É neste ambiente que o Senhor renova o seu mandato aos cristãos como outrora ao povo da primeira aliança: "Procurarás a justiça nada além da justiça" (Dt 16, 18-20). Aliás, este texto bíblico foi o tema escolhido pelas Igrejas da Indonésia para a Semana da Unidade Cristã de 2019 ocorrida, no hemisfério sul, entre os dias 3 e 8 de junho. Neste registro, para tornar concreto nossos discursos, enquanto Igreja de Cristo, sobre unidade, diálogo e construção do Reino de Deus - que acontece já e ainda não - A Pastoral Universitária promoveu no dia 10 de junho no momento do intervalo noturno uma celebração pela unidade cristã da qual participaram o Pe. José Alves de Melo Neto, OSJ e o Frei Lucas Raul de Faria, OSJ, ambos representando a Igreja Católica Apostólica Romana; e o Emerson Silva que representou a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o qual proferiu a pregação afirmando que "ecumenismo" não é apenas sentar-se a mesa e tirar uma fotografia, mas trata-se de abraçar a todos indistintamente. Foi um momento singelo com a comunidade acadêmica mas repleto de significado e vontade de testemunhar o amor de Deus e sua graça curadora para uma sociedade ferida e, tantas vezes, incrédula.
Página 1 de 5123...5...Última »