Pastoral de Educação Universitária

  • Faculdade destaca a liderança dos acadêmicos representantes de turma

    Na terça-feira 11 de junho, a Faculdade Bagozzi, representada pelo Setor de Apoio Pedagógico ao Discente e pelo Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Bagozzi, se reuniu com os acadêmicos representantes de turma. O encontro teve como motivo principal destacar as atividades de liderança e comunicação institucional que os acadêmicos representantes de turma realizaram neste 1º semestre de 2019. Os representantes de turma receberam agradecimentos e um certificado da instituição.
  • Pastoral Universitária realiza Celebração da Unidade Cristã

    Vivemos num momento delicado da história no qual a corrupção, a injustiça, a indiferença, a ganância e o ódio causam divisão e exclusão. O desemprego aumenta, a violência preocupa e a fome volta a assombrar os filhos e filhas de Deus. É neste ambiente que o Senhor renova o seu mandato aos cristãos como outrora ao povo da primeira aliança: "Procurarás a justiça nada além da justiça" (Dt 16, 18-20). Aliás, este texto bíblico foi o tema escolhido pelas Igrejas da Indonésia para a Semana da Unidade Cristã de 2019 ocorrida, no hemisfério sul, entre os dias 3 e 8 de junho. Neste registro, para tornar concreto nossos discursos, enquanto Igreja de Cristo, sobre unidade, diálogo e construção do Reino de Deus - que acontece já e ainda não - A Pastoral Universitária promoveu no dia 10 de junho no momento do intervalo noturno uma celebração pela unidade cristã da qual participaram o Pe. José Alves de Melo Neto, OSJ e o Frei Lucas Raul de Faria, OSJ, ambos representando a Igreja Católica Apostólica Romana; e o Emerson Silva que representou a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o qual proferiu a pregação afirmando que "ecumenismo" não é apenas sentar-se a mesa e tirar uma fotografia, mas trata-se de abraçar a todos indistintamente. Foi um momento singelo com a comunidade acadêmica mas repleto de significado e vontade de testemunhar o amor de Deus e sua graça curadora para uma sociedade ferida e, tantas vezes, incrédula.
  • Semana da Solidariedade: Saiba quem você ajuda ao contribuir com essa campanha.

    Todos os meses a Pastoral Universitária promove a Semana da Solidariedade, quando é colocada uma caixa na recepção na qual a comunidade acadêmica deposita os alimentos doados. No entanto, sabe quem você ajuda participando desse projeto? Nós respondemos: A Casa do Servo Sofredor. Trata-se de uma associação que acolhe pessoas que enfrentam dependência química e/ou alcoólica. Na casa essas pessoas são reinseridas na família e na sociedade após terem passado por um trabalho baseado em princípios humanísticos em prol da saúde, dignidade e autoestima. Na segunda feira, 03/06, a Joana Maria da Silva e Celia Oliveira, assistente social e secretária da Casa do Servo Sofredor, vieram buscar os alimentos doados pela nossa comunidade acadêmica na última semana. Obrigado àqueles que nos ajudam com as doações e, você que ainda não doou, faça essa experiência na próxima oportunidade. Quer saber mais sobre a Casa do Servo Sofredor e o trabalho que realiza? Acesse: http://www.css.org.br
  • Páscoa Solidária arrecadou 605 caixas de Bis.

    A Pastoral Universitária encerrou hoje, 03 de maio, a ação da Páscoa Solidária. A campanha arrecadou 605 caixas de Bis. Nos dias 15 e 16 de abril, os acadêmicos foram envolvidos na entrega dos chocolates no Centro Social Marello e no CEI Menino de Nazaré; “Foi uma experiência incrível!”, “Como é bom fazer o bem!” – afirmaram estudantes do período matutino que, junto com o coelho da páscoa, ajudaram na distribuição de 170 caixas de Bis naquelas duas entidades. Adriane, responsável do Centro Social disse: "Muito obrigado pela iniciativa em proporcionar este momento de partilha, alegria e fraternidade com nossas crianças". Parte das caixinhas foram oferecidas também ao Instituto Salesiano que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Finalmente, nesta sexta feira, a ação encerrou com a entrega de chocolates para as crianças da comunidade ribeirinha da rua José Baggio, no Campo Comprido e para o Pequeno Cotolengo Paranaense, em parceria com a Pastoral Educacional do Colégio Bagozzi. Agradecemos a colaboração de todos os acadêmicos que se envolveram desde a confecção da Árvore da Páscoa, na doação dos chocolates, até a entrega nas instituições parceiras. Através deste gesto, vocês mostraram que a Páscoa é Festa da Vida, e só há vida em abundância quando nos abrimos para a partilha. Muito obrigado! Frei Lucas Raul, OSJ.
  • Mesa redonda – Políticas públicas no Brasil e os desafios para a mobilização da sociedade.

    A Pastoral Universitária Bagozzi promoveu no dia 22 de abril às 19h no auditório da faculdade uma mesa redonda para discutir as políticas públicas no Brasil e os desafios para a mobilização da sociedade. Abrindo o evento, adolescentes atendidos pelo Instituto Salesiano abrilhantaram a noite apresentando umas performance de dança de rua. Em seguida, para ajudar na reflexão, estiveram presentes o Prof. Ms. Jonas Jorge da Silva que apresentou alguns breves traços da atual conjuntura nacional a respeito do tema, e a Profª Dra. Maria Cecília Pilla que discorreu acerca do direito, justiça e políticas públicas; O professor da casa Ms. Hélio Dias da Costa contribuiu com a mediação do debate. Ao final, o Frei Lucas, OSJ, comunicou que ao longo do ano a quarta semana de cada mês será a Semana da Solidariedade, na qual serão arrecadados alimentos não perecíveis na comunidade acadêmica que serão destinados à Casa do Servo Sofredor que auxilia na recuperação de dependentes químicos. Esta foi uma oportunidade ímpar de tomada de consciência de que todos nós somos responsáveis pelo bem comum e que temos o compromisso, enquanto cidadãos, de elaborar políticas públicas frente, bem como de fiscalizar sua concretização.
  • Mesa Redonda

    No dia 22 de abril às 19h, a Professora Dra. Maria Cecilia Pilla (coordenadora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUC PR) e o Prof. Ms. Jonas Jorge da Silva (coordenador do CEPAT) vêm bater um papo com a gente sobre Políticas Públicas no Brasil, num evento promovido pela Pastoral Universitária Bagozzi. Participe! Será no auditório da faculdade. Vale atividades complementares.
  • A Páscoa – Festa da Vida – se aproxima.

    A Páscoa - Festa da Vida - se aproxima. Para fazer este momento ainda mais especial, a Pastoral convida os acadêmicos para a Páscoa Universitária. Participe! Vale atividades complementares.
  • A páscoa – festa da vida, da solidariedade e da partilha.

    A páscoa - festa da vida, da solidariedade e da partilha - se aproxima e a Pastoral Universitária promove uma ação em favor das crianças e adolescentes do Centro Social Marello e do CEI Menino de Nazaré: A Páscoa Solidária. Esta campanha consiste na arrecadação de caixas de Bis para os destinatários da missão das nossas instituições parceiras. Na recepção da Faculdade está montada a "árvore da páscoa" na qual estão pendurados cartões com os nomes das crianças assistidas. Cada aluno ou colaborador terá direito a retirar de um a quatro cartões sendo que, para os estudantes, cada cartão corresponderá a duas horas de atividades complementares, sob condição que os chocolates sejam entregues na recepção ou na sala da pastoral até a data limite do prazo de entrega, a saber: 12 de abril. Participe e faça a páscoa de uma criança mais feliz!
  • Retorno do Projeto Bagozzidade

    A Faculdade Bagozzi, por meio da Pastoral Universitária, se abre à comunidade local através do projeto Bagozzidade, oferecendo gratuitamente, para o público idoso, oficinas de informática, dança, musicoterapia, incentivo à leitura, educação financeira, horta e outras. No dia 11 de março o grupo voltou às suas atividades com muita descontração, alegria e partilha. Se você conhece alguém que gostaria de participar destes momentos, ainda dá tempo! Os encontros acontecem às segundas feiras a partir das 14 horas. PUB - Pastoral Universitária Bagozziana
  • Faculdade Bagozzi promove Celebração de abertura do ano letivo com bênção das mochilas.

    Motivamos pela Pastoral Universitária Bagozziana e em clima festivo de início de semestre acadêmico, alunos e professores se reuniram nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, para um celebração especial. Presidida pelo diretor-geral, Pe. José Alves de Melo Neto, OSJ, a comunidade acadêmica celebrou o recomeço das aulas e o início de um novo ano letivo. Atentos à formação integral do ser humano que passa, também, pela sua dimensão mística e transcendental, este foi o momento de agradecer a Deus por todos os dons que constantemente nos concede. Foi momento também de pedir a Ele toda a positividade nesta jornada do conhecimento através do gesto simbólico da benção das mochilas. Frei Lucas Raul de Faria, OSJ. PUB - Pastoral Universitária Bagozzi
Página 1 de 4123...Última »