Pastoral de Educação Universitária

  • Retorno do Projeto Bagozzidade

    A Faculdade Bagozzi, por meio da Pastoral Universitária, se abre à comunidade local através do projeto Bagozzidade, oferecendo gratuitamente, para o público idoso, oficinas de informática, dança, musicoterapia, incentivo à leitura, educação financeira, horta e outras. No dia 11 de março o grupo voltou às suas atividades com muita descontração, alegria e partilha. Se você conhece alguém que gostaria de participar destes momentos, ainda dá tempo! Os encontros acontecem às segundas feiras a partir das 14 horas. PUB - Pastoral Universitária Bagozziana
  • Faculdade Bagozzi promove Celebração de abertura do ano letivo com bênção das mochilas.

    Motivamos pela Pastoral Universitária Bagozziana e em clima festivo de início de semestre acadêmico, alunos e professores se reuniram nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, para um celebração especial. Presidida pelo diretor-geral, Pe. José Alves de Melo Neto, OSJ, a comunidade acadêmica celebrou o recomeço das aulas e o início de um novo ano letivo. Atentos à formação integral do ser humano que passa, também, pela sua dimensão mística e transcendental, este foi o momento de agradecer a Deus por todos os dons que constantemente nos concede. Foi momento também de pedir a Ele toda a positividade nesta jornada do conhecimento através do gesto simbólico da benção das mochilas. Frei Lucas Raul de Faria, OSJ. PUB - Pastoral Universitária Bagozzi
  • Christmas Night – União dos Povos

    Pastoral Universitária Bagozzi realizou a segunda edição do Christmas Night. Desta vez, a temática foi a "união dos povos". A Pastoral Universitária Bagozzi agradece a Deus e a todas as pessoas que se envolveram no Christmas Night: pela união dos povos. A noite de espetáculos trouxe música, dança, teatro e show de talentos. A equipe de teatro Uma Canção para o Mundo, formada por alunos do curso de pedagogia, abriu a noite com uma peça que misturou todos os povos em uma mensagem de amor e esperança. Dentre as apresentações musicais, tivemos os grupos: Quarteto Bom Vivant, Coral de Haitianos, Casa do Servo Sofredor, Orquestra dos Seminaristas Menores dos Legionários de Cristo e o saxofonista, aluno do curso de administração, William Richard da Silva. Enfim, os grupos Wakada Taiko, formado por tocadores de tambores japoneses, e Melhor Idade Nissei, levantaram a platéia com suas apresentações empolgantes. Agradecemos a direção, coordenadores, professores, alunos da Faculdade Bagozzi, a comunidade externa (Projeto Bagozzidade) e a Fama Eventos pela colaboração. Nosso espetáculo de Natal foi um sucesso e estamos convictos de que momentos como esses ajudam a renovar esperanças de um mundo melhor, vistos nos gestos de solidariedade vividos nestes dias. Foram mais de 140 pessoas se apresentando no palco (de forma gratuita e solidária), quase 30 pessoas na equipe de trabalho (educadores, alunos e comunidade externa), em torno de 650 litros de leite doados e mais de 400 pessoas de público espectador.
  • IV Círculo de Pessoas de Bem promoveu discussão sobre Direitos Humanos

    Na manhã do dia 23/10 aconteceu a primeira iniciativa do IV Círculo de Pessoas de Bem. O evento foi organizado pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia e buscou aprofundar personalidades que se destacaram pela sua luta em favor dos direitos humanos dos mais desfavorecidos. O Círculo de Pessoas de Bem se destaca pela representação teatral das personalidades cativando ao público pelo exemplo de bem que elas realizaram. O evento é uma proposta da disciplina de Responsabilidade Social, Ética e Direitos Humanos, disciplina de eixo integrador de formação humana e profissional, no Curso de Pedagogia
  • II Encontro de Iniciação Científica reúne alunos e orientadores

    O II Encontro de Iniciação Científica reuniu orientadores e acadêmicos pesquisadores que participam do Programa de Iniciação Científica (PAIC) da Faculdade com o objetivo de socializar os resultados preliminares das pesquisas em andamento no ano de 2018. No Encontro foram apresentados 4 projetos de pesquisa na área da Filosofia e Pedagogia. O evento foi mediado pelo Prof. Humberto Herrera e estiveram presentes os professores orientadores, Prof. Vinicius da Costa e Profª. Nara Salamunes que realizaram considerações sobre as apresentações dos acadêmicos. Também foi uma oportunidade dos acadêmicos interessados em participar do Programa de Iniciação Científica em 2019 conhecer a proposta, seus objetivos e condições de participação.
  • Pastoral Universitária realiza piquenique no dia Internacional da Pessoa Idosa

    Na última segunda- feira, dia primeiro de outubro, a Pastoral Universitária Bagozzi realizou um piquenique com o Projeto Bagozzidade para celebrar o dia Internacional da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no bosque do Santuário de Schoenstatt, no bairro do Campo Comprido, com uma programação especial para o Projeto Bagozzidade que atende à terceira Idade com três oficinas de dança, informática e língua e cultura italiana, dentro da Faculdade Bagozzi, sob responsabilidade da Pastoral universitária. Atualmente o projeto conta com a participação de 50 idosos, distribuídos nas três oficinas. Além de realizar um programa de extensão comunitária, o Projeto Bagozzidade possibilita aos envolvidos um trabalho de responsabilidade social.
  • Pastoral Universitária realiza “Dia do Abraço”

    Na noite desta segunda feira, dia 03 de setembro, a Pastoral Universitária Bagozzi, juntamente com diversos acadêmicos, promoveu o "Dia do Abraço" para acolher aos alunos e professores que chegavam par as aulas. O momento faz parte do Projeto de Escuta Solidária "Falando AbertaMENTE" que se realiza durante todo o mês de setembro no meio acadêmico. A Pastoral Universitária compreende que, com este gesto, é possível dar um passo no caminho da humanização das relações e alertar para o cuidado dos afetos. O "Setembro Amarelo" é importante na prevenção ao suicídio e é lembrado no mundo inteiro como canal de comunicação do problema que, hoje, atinge grande parte dos jovens, especialmente universitários.
  • Faculdade Bagozzi promove Ciclo de Palestras de Prevenção ao Suicídio

    No último dia 30 de agosto, nas dependências do auditório da Faculdade Bagozzi, aconteceu o Ciclo de Palestras com o tema "Prevenção ao Suicídio", promovido pela Pastoral Universitária Bagozzi. O evento contou com uma ampla mobilização espontânea nas redes sociais, gerando um movimento de mais de mil pessoas interessadas. Com o auditório lotado, a palestrante, a psicóloga Fernanda Atta abordou a temática baseada em sua experiência de atendimento a situações de risco, quebrando mitos e apontando possíveis meios de detectar sinais de suicídio entre jovens. O ciclo de Palestras deste semestre está integrado ao Projeto de Escuta solidária "Falando AbertaMENTE", lançado na mesma ocasião. Os psicólogos voluntários que farão plantão durante todo o mês de setembro foram apresentados à comunidade acadêmica, juntamente com o setor de apoio ao discente.
  • Presépio Casa de Nazaré

  • Momento Marelliano – Dia de São José Marello

    Na tarde desta quarta- feira, dia 30,  nas dependências da Faculdade Bagozzi, aconteceu o Momento Merelliano, que celebra justamente o dia de São José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José. Promovido pela Pastoral Universitária Bagozzi, o Momento Marelliano foi preparado em duas partes, a primeira na Capela Universitária, com um momento litúrgico; a segunda, com uma confraternização e coffee break. O Momento Marelliano teve a participação da Direção Geral, na pessoa do Professor Arivonil Matoski e da Mantenedora, na pessoa do Padre José Neto. Ambos deixaram duas mensagens de ânimo e gratidão pela família Marelliana aqui reunida.
Página 1 de 4123...Última »