Pastoral de Educação Universitária

  • PASTORAL UNIVERSITÁRIA ABRE A I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

    A Pastoral Universitária Bagozziana promove em 2019 a I Semana da Consciência Negra No último dia 11 de novembro a Pastoral Universitária promoveu o evento de abertura da I Semana da Consciência Negra em nossa casa. As atividades começaram às 19h no hall de entrada com a fala do Frei Lucas Raul de Faria que acenou para a necessidade do reconhecimento de que vivemos numa sociedade marcada pelo racismo estrutural; Nesse sentido, não basta uma data comemorativa, é preciso que nos esforcemos dia a dia na superação de todo tipo de preconceito. Também o Pe. José Alves de Melo Neto, diretor geral, discorreu acerca do racismo que é reproduzido diariamente em nossos círculos de convivência através de piadas e chacotas que têm de ser superadas; Além do mais, há no Brasil uma dívida histórica com essa parcela da população (que constitui sua maioria) a ser considerada por meio de políticas públicas afirmativas. O evento continuou com a apresentação cultural de capoeira do grupo do Jair Benedito da Silva - mestre meia-noite - acadêmico do curso de Serviço Social, que abrilhantou, logo de início, o evento. Posteriormente, Carol Castanho contextualizou a sua exposição fotográfica cujo trabalho foi realizado no Haiti e que ficará exposto na Faculdade até a próxima quinta (14). De maneira particular, apresentou o projeto "meu retrato", fruto da sua especialização que consistiu em fotografar e, com isso, presentear haitianos que nunca haviam visto a sua própria imagem. Finalmente, a professora visitante da pós graduação, Ms. Neli Gomes da Rocha fez um colóquio sobre estéticas e memórias Brasil - África, que culminou com uma oficina de turbantes contextualizando-os histórico e socialmente. Por fim, a Pastoral Universitária recordou que todo preconceito parte da premissa de que o outro deixou de ser humano, isto é, o preconceituoso deixa de reconhecer no olhar do outro a sua humanidade, e por isso toda a forma de discriminação, preconceito e ódio é legitimada. É preciso recordar, sobretudo no tempo histórico em que vivemos no qual parece prevalecer o individualismo consumista, que somos todos parte de uma comunidade humana, estamos interligados, somos iguais, para assim construirmos juntos uma sociedade mais humana e solidária; Afinal, um futuro consciente a gente faz!
  • Semana da Consciência Negra

    Entre os dias 11 e 14 de novembro a Pastoral Universitária Bagozziana promoverá a Semana da Consciência Negra. Nestes dias, no hall de entrada, haverá uma exposição com as fotos feitas pela Carol Castanho sobre o tema. Na segunda-feira (11) às 19h, ocorrerá a abertura do evento onde a fotógrafa vai contextualizar a sua exposição e a professora Neli Gomes da Rocha fará uma conversa sobre “Estéticas e memórias Brasil - África”. Mas, o evento não para por aí, serão feitas apresentações culturais que você não pode perder. Participe!   Crédito: Carol Castanho
  • PASTORAL UNIVERSITÁRIA ENCERRA A CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

    Pastoral universitária entregou no último dia 31/10 os produtos doados pela comunidade acadêmica à AAMA   No dia 31 de outubro, quarta-feira, a Pastoral Universitária Bagozzi entregou à Associação Amigas da Mama os produtos de higiene pessoal arrecadados na campanha de prevenção do câncer de mama. Foram diversos os produtos que a comunidade acadêmica, sensibilizada com as mulheres que sofrem com essa doença, doou em sinal de apoio e proximidade. A associação existe desde 2001 quando um grupo de mulheres - que se conheceram no convívio do combate ao câncer - a fundou; Atualmente elas se dedicam no apoio às mulheres que sofrem com a doença para que a enfrentem com mais força. A Faculdade Pe. João Bagozzi, através da Pastoral Universitária, agradece toda a comunidade acadêmica pelo engajamento nessa campanha, afinal, uma vida mais saudável a gente faz!
  • Pastoral Universitária Promove Palestra Sobre Suicídio

    No último dia 4 de setembro na Sala de Conferências da Faculdade Bagozzi, a Pastoral Universitária promoveu uma palestra com o Dr. Allan Martins Mohr intitulada "Falando sobre: Suicídio" visando sensibilizar o olhar da comunidade acadêmica para perceber que transtornos psíquicos e desejo de suicídio não são "frescura", muito menos tentativa de chamar a atenção, mas se tratam de dor e sofrimento que necessitam de acolhida e cura. A palestra abriu oficialmente o Falando Abertamente que se trata da campanha de prevenção ao suicídio que compreende algumas ações como a mensagem da semana nas redes sociais da faculdade que serão voltadas para o tema, o dia do abraço que ocorrerá no dia 10/09 e a escuta solidária promovida por psicólogos voluntários que atenderão os estudantes que sentirem necessidade e agendarem previamente com a Pastoral. Para além de tudo isso, desejamos que não sejamos sensíveis a esse tema apenas em setembro, mas ao longo de toda a vida.
  • Nesta quarta-feira tem Falando AbertaMente, confira o que está em pauta!

    Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, teremos o Falando AbertaMente, às 19h em nosso auditório. Tendo em vista o fenômeno global do suicídio e o crescente número do mesmo entre os jovens, a Pastoral Universitária traz o Dr. Allan Martins Mohr, psicólogo do campus Curitiba da UTFPR que ministrará uma palestra sobre o suicídio e vida universitária. Haverá certificação de Atividades Complementares.
  • Projeto Bagozzidade retoma suas atividades

    O projeto Bagozzidade retomou suas atividades para o segundo semestre de 2019 no dia 12 de agosto. Através deste projeto a Faculdade Bagozzi abre suas portas para a comunidade local, de maneira particular para o público da terceira idade, oferecendo oficinas gratuitas todas as segundas-feiras a partir das 14h. Nas próximas semanas serão oferecidas oficinas de espanhol e alimentação saudável, entre outras. Compartilhe essa iniciativa com os seus conhecidos, ainda há tempo de participar!
  • Faculdade destaca a liderança dos acadêmicos representantes de turma

    Na terça-feira 11 de junho, a Faculdade Bagozzi, representada pelo Setor de Apoio Pedagógico ao Discente e pelo Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Bagozzi, se reuniu com os acadêmicos representantes de turma. O encontro teve como motivo principal destacar as atividades de liderança e comunicação institucional que os acadêmicos representantes de turma realizaram neste 1º semestre de 2019. Os representantes de turma receberam agradecimentos e um certificado da instituição.
  • Pastoral Universitária realiza Celebração da Unidade Cristã

    Vivemos num momento delicado da história no qual a corrupção, a injustiça, a indiferença, a ganância e o ódio causam divisão e exclusão. O desemprego aumenta, a violência preocupa e a fome volta a assombrar os filhos e filhas de Deus. É neste ambiente que o Senhor renova o seu mandato aos cristãos como outrora ao povo da primeira aliança: "Procurarás a justiça nada além da justiça" (Dt 16, 18-20). Aliás, este texto bíblico foi o tema escolhido pelas Igrejas da Indonésia para a Semana da Unidade Cristã de 2019 ocorrida, no hemisfério sul, entre os dias 3 e 8 de junho. Neste registro, para tornar concreto nossos discursos, enquanto Igreja de Cristo, sobre unidade, diálogo e construção do Reino de Deus - que acontece já e ainda não - A Pastoral Universitária promoveu no dia 10 de junho no momento do intervalo noturno uma celebração pela unidade cristã da qual participaram o Pe. José Alves de Melo Neto, OSJ e o Frei Lucas Raul de Faria, OSJ, ambos representando a Igreja Católica Apostólica Romana; e o Emerson Silva que representou a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o qual proferiu a pregação afirmando que "ecumenismo" não é apenas sentar-se a mesa e tirar uma fotografia, mas trata-se de abraçar a todos indistintamente. Foi um momento singelo com a comunidade acadêmica mas repleto de significado e vontade de testemunhar o amor de Deus e sua graça curadora para uma sociedade ferida e, tantas vezes, incrédula.
  • Semana da Solidariedade: Saiba quem você ajuda ao contribuir com essa campanha.

    Todos os meses a Pastoral Universitária promove a Semana da Solidariedade, quando é colocada uma caixa na recepção na qual a comunidade acadêmica deposita os alimentos doados. No entanto, sabe quem você ajuda participando desse projeto? Nós respondemos: A Casa do Servo Sofredor. Trata-se de uma associação que acolhe pessoas que enfrentam dependência química e/ou alcoólica. Na casa essas pessoas são reinseridas na família e na sociedade após terem passado por um trabalho baseado em princípios humanísticos em prol da saúde, dignidade e autoestima. Na segunda feira, 03/06, a Joana Maria da Silva e Celia Oliveira, assistente social e secretária da Casa do Servo Sofredor, vieram buscar os alimentos doados pela nossa comunidade acadêmica na última semana. Obrigado àqueles que nos ajudam com as doações e, você que ainda não doou, faça essa experiência na próxima oportunidade. Quer saber mais sobre a Casa do Servo Sofredor e o trabalho que realiza? Acesse: http://www.css.org.br
  • Páscoa Solidária arrecadou 605 caixas de Bis.

    A Pastoral Universitária encerrou hoje, 03 de maio, a ação da Páscoa Solidária. A campanha arrecadou 605 caixas de Bis. Nos dias 15 e 16 de abril, os acadêmicos foram envolvidos na entrega dos chocolates no Centro Social Marello e no CEI Menino de Nazaré; “Foi uma experiência incrível!”, “Como é bom fazer o bem!” – afirmaram estudantes do período matutino que, junto com o coelho da páscoa, ajudaram na distribuição de 170 caixas de Bis naquelas duas entidades. Adriane, responsável do Centro Social disse: "Muito obrigado pela iniciativa em proporcionar este momento de partilha, alegria e fraternidade com nossas crianças". Parte das caixinhas foram oferecidas também ao Instituto Salesiano que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Finalmente, nesta sexta feira, a ação encerrou com a entrega de chocolates para as crianças da comunidade ribeirinha da rua José Baggio, no Campo Comprido e para o Pequeno Cotolengo Paranaense, em parceria com a Pastoral Educacional do Colégio Bagozzi. Agradecemos a colaboração de todos os acadêmicos que se envolveram desde a confecção da Árvore da Páscoa, na doação dos chocolates, até a entrega nas instituições parceiras. Através deste gesto, vocês mostraram que a Páscoa é Festa da Vida, e só há vida em abundância quando nos abrimos para a partilha. Muito obrigado! Frei Lucas Raul, OSJ.
Página 1 de 5123...5...Última »