Grupo OSJ São José Marello Apostolado Educacional

Pastoral Universitária promove segunda etapa do Projeto de Voluntariado no Hospital Universitário Cajuru

No último dia 05 de maio, os alunos inscritos no Projeto de voluntariado “Acompanhamento Solidário”, promovido pela Pastoral Universitária Bagozzi e o Setor de Voluntariado do Hospital Universitário Cajuru, participaram da formação “Acolhendo novos voluntários” e do treinamento “Sentindo na Pele”, dentro das dependências do hospital. Confira as fotos a seguir:

Voluntários da pastoral universitária em aula

Voluntários da pastoral universitária

Voluntários da pastoral universitária posam para foto

O “Acompanhamento Solidário” é uma atividade voluntária em que nossos alunos estarão acompanhando os pacientes, vítimas de diversos traumas, para as salas de cirurgia e enfermarias, sempre acompanhados por voluntários mais experientes.

Pastoral Universitária incentiva e promove projeto de voluntariado hospitalar

As especialidades campeãs e de referência no atendimento do Cajuru são ortopedia e oftalmologia. A última especialmente causada por acidentes de trabalho (falta do uso de EPI). Porém, muitos traumas também são advindos de acidentes de trabalho que poderiam ser evitados. O Hospital atende 100% via SUS e recebe paciente do SAMU, SIATE e da ECOVIA.

O trabalho de voluntariado é de extrema importância, tanto para a instituição que aproveita essa força extra, quanto para o próprio indivíduo que o produz. Além de exercitar o trabalho em equipe, a compaixão e o amor ao próximo, o trabalho voluntário é uma grande fonte de ajuda para as organizações que não possuem recursos para executar determinadas tarefas vitais ao seu funcionamento. Não que seja o caso do hospital, que recebe esse trabalho voluntário especificamente por uma questão de solidariedade aos que sofreram traumas.

Neste caso, o trabalho desempenhado pelos alunos voluntários é o de acompanhar as vítimas de acidentes de trabalho e prestar solidariedade enquanto eles se dirigem às salas de enfermaria e cirurgia. Afinal, quando estamos em um momento de vulnerabilidade, é sempre bom ter alguém que nos compreenda e nos ajude a passar pela situação de maneira mais calma e acolhedora.

Se você se interessou pelo assunto, saiba que existem mais informações a respeito de voluntariado no próprio site do Hospital Cajuru. E se você quer saber mais sobre o trabalho executado, visite a página da Pastoral Universitária Bagozzi!

Curtiu? Compartilha:

Onde Estamos

Rua Caetano Marchesini, 952 - Portão, Curitiba - PR, Brasil

Acesse o Portal Educacional

  • Alunos, Professor e Colaborador

    Alunos, Professor e Colaborador

    Portal Educacional

    Acesse
  • 20% EAD

    20% EAD

    Ambiente Virtual de Aprendizagem

    Acesse
  • Pós EAD

    Pós EAD

    Ambiente Virtual de Aprendizagem

    Acesse
  • MS Imagine

    MS Imagine

    Clique aqui

    Acesse